quarta-feira, 8 de maio de 2013

Jovem que usa maconha fuma mais tabaco, conclui pesquisa

Jovem que usa maconha fuma mais tabaco, conclui pesquisa                                                                                             

Uma nova pesquisa apresentada no último domingo na reunião anual das Sociedades Acadêmicas de Pediatria, em Washington, reforça a ideia de que o uso de cigarros são uma porta de entrada para a maconha.

- Ao contrário do que seria de se esperar, também descobrimos que os alunos que fumavam tabaco e maconha eram mais propensos a fumar mais cigarros do que aqueles que fumavam apenas tabaco - disse o autor do estudo Megan Moreno do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle e professor associado de pediatria na Universidade de Washington.

Moreno e seus colegas selecionaram aleatoriamente estudantes universitários de duas universidades americanas para participar do estudo. Os alunos foram entrevistados antes de entrar para a faculdade e, novamente, no final do seu primeiro ano para responder sobre suas atitudes, intenções e experiências com as substâncias químicas.

Os alunos foram questionados se eles usaram tabaco ou maconha alguma vez em suas vidas e nos últimos 28 dias. Os pesquisadores também avaliaram a quantidade e frequência da maconha e do tabaco nestes últimos 28 dias.

Os resultados mostraram que, antes de entrar para a faculdade, 33% dos 315 participantes relataram o uso do tabaco, e 43% dos que provaram o cigarro eram usuários atuais. Além disso, os usuários de tabaco eram mais propensos a ter usado maconha do que aqueles que não fumaram nicotina.

Até o final de seu primeiro ano, 66% dos participantes que relataram o uso do tabaco antes de entrar para a faculdade permaneciam como usuários atuais, com uma média de 34 cigarros por mês. Destes, 53% relataram uso de maconha concorrente. Em geral, os usuários de ambas as substâncias fumavam mais tabaco que os outros, na média mensal: 42 contra 24.

- Essas descobertas são significativas porque, no ano passado, vimos a legislação aprovada que legaliza a maconha em dois estados americanos (Washington e Nevada), disse Moreno. - Embora o impacto dessas leis sobre o uso da maconha seja uma questão crítica, os nossos resultados sugerem que devemos considerar também se o aumento do uso da maconha vai impactar o consumo de tabaco entre os adolescentes mais velhos.
Autor:
OBID Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário