domingo, 31 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 31 DE MARÇO

 REFLEXÃO DIÁRIA - 31 DE MARÇO


NINGUÉM ME NEGOU AMOR

 No calendário de A.A. corria o ano dois... Um estranho apareceu num destes Grupos... Em pouco tempo provou que seu caso era desesperador e que, acima de tudo, queria ficar bom... (ele disse) "Sou vítima de uma outra dependência ainda mais estigmatizante que o alcoolismo e o senhor poderá não me querer entre os seus".
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, p. 127 e 128


Vim para vocês como uma esposa, uma mãe, uma mulher que tinha abandonado seu marido, seus filhos e sua família. Eu era uma bêbada, a cabeça cheia de pílulas, uma ninguém. Mesmo assim não foi me negado amor, carinho e o senso de pertencer.
Hoje, pela graça de Deus, de uma boa madrinha e de um Grupo base, posso dizer que - graças a vocês de Alcoólicos Anônimos - sou uma esposa, uma mãe, uma avó e uma mulher. Sóbria, livre das pílulas. Responsável. Sem um Poder Superior, que encontrei na Irmandade, minha vida não teria significado. Sou plena de gratidão por ser membro de Alcoólicos Anônimos.

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Opções !!

Opções !!

Desejo primeiro que você ame, e que amando seja também amado. E se não for,seja breve em esquecer,e esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo,pois,que não seja assim,mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,que mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fíeis, e que pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim.

Desejo ainda que você tenha inimigos. Mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas.E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil, mas não insubstituível.

E que nos maus momentos,quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante,não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você sendo jovem, não amadureça depressa demais. E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer. E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal, que você seja triste, não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.

Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal.

Porque, assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente, por mais minúscula que seja, e acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore. Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é dono de quem. Desejo por fim que você sendo homem, tenha uma boa mulher, e que sendo mulher, tenha um bom homem.

E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes. E quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar. E se tudo isso acontecer, não tenho mais nada a te desejar.
Fonte:(Autorizado por www.rivalcir.com.br)


Força, fé e sperança,
Clayton Bernardes

Aids e uso de cocaína formam uma combinação...

Aids e uso de cocaína formam uma combinação perigosa 

A cocaína, uma droga já prejudicial para as pessoas com sistemas imunológicos saudáveis, pode ser letal para aquelas que vivem com o vírus da aids. Mudit Tyagi, professor de medicina na Universidade George Washington, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um estudo que explica como essa combinação é perigosa.

O estudo analisa como o coquetel e o uso da cocaína influenciam na replicação e transmissão do HIV, especialmente em células cerebrais, que são o alvo primário de ambas as drogas.

“Estamos estudando novos casos de HIV provenientes da geração mais jovem”, disse Tyagi. “E, infelizmente, a maioria dos casos ocorreu em pessoas que fazem uso dessas drogas ilícitas”.

O abuso de drogas como a cocaína modifica a epigenética celular, que por sua vez modula a expressão de vários genes celulares. Isso levou os pesquisadores a acreditar que a expressão genética do HIV também é influenciada por esse tipo de estímulos, o que finalmente se traduz em maior replicação e transmissão do vírus em usuários de drogas.

A cocaína prejudica o funcionamento normal das células do cérebro e ativa a expressão genética do HIV no sistema nervoso central. Como resultado, os indivíduos infectados com HIV que fazem uso da droga têm início mais grave da doença.

“Como a população está envelhecendo, observamos um grande número de casos de demência - conhecida como demência associada ao HIV”, disse Tyagi. “O abuso de drogas induz a esses problemas, mesmo em pacientes mais jovens, e os agrava em pacientes mais velhos”, afirma.

Além disso, usuários de drogas têm maior risco de se infectar com o HIV por meio do compartilhamento de agulhas e de relações sexuais desprotegidas.

O estudo de Tyagi terá por foco os mecanismos moleculares envolvidos na regulação da expressão genética do HIV e na sua replicação por ação da cocaína em duas células de macrófagos primários.

Segundo ele, essas modificações contribuem para uma deterioração mais rápida do sistema imunológico e nervoso, o que é bastante prevalente nos pacientes com HIV que abusam de drogas.

Depressão

Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, mostrou que 26% das mulheres com o vírus HIV sofrem de depressão. O principal motivo, apontado pelas mulheres, foi a falta de suporte afetivo de parentes e amigos.

O estudo ouviu 120 mulheres com aids, de 35 a 50 anos de idade. Do total, 60% disseram ter tido algum quadro de depressão logo após terem recebido o diagnóstico da doença.

“Essa prevalência (de depressão entre mulheres com HIV) é cerca de duas vezes maior que a encontrada na população em geral. Isso mostra o quanto a infecção por HIV é um fator associado à depressão e o quanto essa população é vulnerável, precisando de uma atenção especial para esse aspecto da saúde mental”, disse a psiquiatra Valéria Mello, autora do estudo.

“O fato de estarem com HIV e saberem que estão com HIV já é um fator de estresse muito grande. E tem também o fato de já terem adoecido.

A maioria das mulheres que estavam deprimidas já tinha ficado doente”, explicou Valéria. A maior parte das mulheres disse ter um relacionamento estável. E mais da metade delas afirmou ter sido contaminada pelo cônjuge. Segundo a psiquiatra, muitas mulheres com HIV ainda sofrem preconceito, embora o tratamento tenha avançado.
Autor:
OBID Fonte: BOL

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes


 

Só por hoje 31-03...

Meditação do Dia

Domingo, 31 de Março de 2013


Interiores e exteriores
"O nosso verdadeiro valor está em sermos nós próprios." Texto Básico, pp. 116-117

Ao trabalharmos os passos somos lançados na descoberta de algumas verdades básicas sobre nós mesmos. O processo de abrir os nossos segredos e de os expor, e de procurar o nosso carácter, revela-nos a nossa verdadeira natureza. À medida que vamos tomando consciência de nós mesmos, torna-se necessário tomarmos a decisão de sermos simplesmente quem somos. Talvez queiramos dar uma olhadela ao que aparentamos ser perante os nossos companheiros de NA e perante o mundo, e ver se coincide com aquilo que descobrimos dentro de nós. Será que aparentamos que nada nos chateia quando, na realidade, somos muito sensíveis? Será que escondemos as nossas inseguranças com piadas de mau gosto, ou será que partilhamos os nossos medos com alguém? Será que, com quase quarenta anos e sendo mais ou menos conservadores, vestimo-nos como um adolescente? Talvez queiramos dar mais uma olhadela àquelas coisas que julgávamos "não ser nós". Se calhar temos evitado ir a actividades de NA porque "não gostamos de multidões". Ou talvez tenhamos um sonho secreto de mudar de carreira, mas não metemos acção porque o nosso sonho "não era o certo" para nós. Conforme formos ganhando uma nova compreensão de nós mesmos, vamos querer ajustar o nosso comportamento de acordo com ela. Queremos ser exemplos genuínos de quem realmente somos.

Só por hoje: Vou verificar o meu exterior para ter a certeza que coincide com o meu interior. Vou tentar agir com o crescimento que adquiri em recuperação.
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

sábado, 30 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 30 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 30 DE MARÇO


NOSSA CONSCIÊNCIA DE GRUPO

"... o bom é, às vezes, inimigo do melhor".
A.A. ATINGE A MAIORIDADE, p. 92


Penso que estas palavras se aplicam à todos os aspectos dos Três Legados de A.A.: Recuperação, Unidade e Serviço! Quero-os gravados em minha mente e em minha vida quando passar "pelo caminho do Destino Feliz".
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, P. 177


Estas palavras, freqüentemente pronunciadas pelo co-fundador Bill W., foram apropriadamente ditas a ele como resultado da consciência de Grupo. Elas trouxeram para Bill W. a essência de nossa Segunda Tradição: "Nossos líderes são apenas servidores de confiança, eles não governam".
Como Bill W. uma vez foi levado a se lembrar, penso que em nossas discussões no Grupo nunca deveríamos ficar no "bom", mas esforçar-nos para alcançar "o melhor". Esses esforços mútuos são outro exemplo de um Deus amoroso, como nós O entendemos, expressando-Se através da consciência de Grupo. Experiências como estas me mantêm na estrada certa para a recuperação.
Aprendo a combinar iniciativa com humildade, responsabilidade com agradecimento e, assim, a saborear as alegrias de viver meu programa de vinte-e-quatro horas.

Força, Fé e esperança,
Clayton Bernardes

Frases para seu dia!!!!

Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."(Anatole France)

... "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."(Henry Ford)

... "Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida."(John Dewey)
... "A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro."(Cícero)
... "Nossos atos nos determinam, tanto quanto nós determinamos nossos atos."(Marian Evans)

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Aumento dos homicídios está relacionado a drogas...

Aumento dos homicídios está relacionado a drogas e complexidade de fatores 

Diário do Nordeste
Segundo artigo divulgado por Ipece, lentidão da Justiça é outra causa

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou artigo no qual indica que o aumento dos homicídios no Ceará está relacionado a uma série de problemas, entre eles, a expansão do tráfico de drogas e a lentidão do Poder Judiciário.

"É um tema extremamente complexo. As causas para essa situação não são de fácil identificação. Às vezes se coloca a falta de polícia, ou ineficiência dela como razão. Isso faz parte das soluções do problema, mas tem muito mais outras vertentes como a questão da lentidão da Justiça e do crescimento do tráfico de drogas", explica o autor do documento, presidente do Ipece, Flávio Ataliba.

Segundo ele, serão divulgados estudos nos próximos meses sobre a questão da violência no Estado. O artigo, porém, antecipa algumas análises no que diz respeito às características da maior parte dos homicídios no Estado. "Em 2003, houve uma expansão vertiginosa dos homicídios entre jovens com arma de fogo no Ceará e no Nordeste. Estamos estudando as causas disso", observa.

De acordo com Ataliba, outro aspecto que deverá ser identificado é o possível uso indevido do dinheiro proveniente dos programas sociais do governo federal. "Não temos certeza, mas o que chama a atenção é que o aumento da criminalidade coincide com o crescimento das vendas de crack e também da ampliação dos benefícios sociais do governo. Ainda não dá para afirmar, mas estamos temorosos de que o dinheiro tenha sido utilizado inadequadamente para este outro fim", afirmou, ressaltando que mais estudos estão sendo produzidos para confirmar essa hipótese.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 30-03...

Meditação do Dia

Sábado, 30 de Março de 2013


Centrados em Deus
"Gradualmente, à medida que nos centramos mais em Deus do que em nós próprios, o nosso desespero transforma-se em esperança." Texto Básico, p. 106

Que maravilha que é ter esperança! Antes de virmos para Narcóticos Anónimos, muitos de nós viveram vidas de total falta de esperança. Acreditávamos que estávamos destinados a morrer da nossa doença. Muitos membros dizem que estiveram numa "nuvem cor-de-rosa" durante os primeiros meses no programa. Parámos de usar, fizemos alguns amigos, e a vida parece-nos promissora. As coisas correm-nos muito bem. Depois surge a realidade. A vida continua a ser a vida - não deixamos de perder empregos, não deixamos de ter problemas nas nossas relações, não deixamos de ser confrontados com a morte de amigos, não deixamos de adoecer. A abstinência não é uma garantia de que a vida nos correrá sempre como queremos. Quando a realidade da vida surge tal como é, viramo-nos para o nosso Poder Superior e lembramo-nos de que a vida acontece tal como tem que acontecer. Mas seja o que for que aconteça na nossa recuperação, não precisamos de desesperar, porque há sempre uma esperança. E essa esperança encontra-se na nossa relação com o nosso Poder Superior. Esta relação, como vem escrito no Texto Básico, desenvolve-se com o tempo: "Fomos, gradualmente, ficando mais centrados em Deus." À medida que vamos confiando mais e mais na força do nosso Poder Superior, as lutas da vida vão deixando de nos arrastar para um mar de desespero. Ao nos focarmos mais em Deus, focamo-nos menos em nós próprios.

Só por hoje: Vou confiar no meu Poder Superior. Vou aceitar que, aconteça o que acontecer, o meu Poder Superior irá dar-me os recursos para viver com isso.
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

sexta-feira, 29 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 29 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 29 DE MARÇO


SERVIDORES DE CONFIANÇA

 Eles não passam de servidores. A eles cabe o privilégio, por vezes ingrato, de realizar as tarefas do grupo.
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, p. 120



Em seu livro "Zorba, o grego", Nikos Kazantzakis descreve um encontro entre seu personagem principal e um velho ocupado no trabalho de plantar uma árvore: "O que você está fazendo?" Zorba pergunta. O velho responde: "Você pode ver muito bem o que eu estou fazendo, meu filho. Estou plantando uma árvore". "Mas, por que plantar uma árvore?" Zorba insistiu - "se você não vai poder vê-la carregada de frutos?" - E o velho respondeu: "Meu filho, eu vivo como se nunca fosse morrer". - A resposta levou Zorba a dar um leve sorriso e, indo embora, ele exclamou com uma ponta de ironia: "Que estranho! Eu vivo como se fosse morrer amanhã!"
Como membro de Alcoólicos Anônimos descobri que o Terceiro Legado é um solo fértil para plantar a árvore de minha sobriedade. Os frutos que colho são maravilhosos: paz, segurança, entendimento e vinte-e-quatro horas de eterna satisfação: também com a mente saudável para ouvir a voz de minha consciência quando, em silêncio, me diz sutilmente: "Você deve saber largar um encargo.
Há outros que precisam plantar e colher".

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Eu era uma garota de 15 anos

Eu era uma garota de 15 anos

"Eu era uma garota. Uma garota que, aos 15 anos de existência, deixou de viver, mas que agradece a Deus a felicidade que um dia possuiu.
Eu era como você, autêntica, amiga, feliz e o mais importante era que eu vivia.
Nessa etapa, nessa época, eu saía da escola abraçada com os meus amigos, trocávamos mensagens de fé, carinho e amor. Saíamos todos juntos sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Nós nos divertíamos ao máximo.
Quando íamos à igreja, rezávamos todos juntos com uma chama de esperança nos olhos, de um mundo melhor.
Naquela época eu tinha amigos. Sempre que precisavam de mim, eu estava disposta a ajudar, fazia o que podia para tirar você da angústia. Um dia fiquei angustiada e fui falar com você. Pedi uma palavra de fé, esperança, conforto, e você mostrou-me algo que chamou minha atenção, um algo que parecia com um cigarro comum.
Você ofereceu-me e disse que aquilo ia me fazer bem, iria me ajudar. Fumei aquele cigarro sem medir as consequências, pois acreditava em você.
Enquanto estava sob efeito do tóxico tudo estava bem. Passando o efeito, procurei-o novamente, e novamente você me ofereceu a famosa ´maconha´.
Passou muito tempo e minha vida foi se resumindo em procurá-lo, ou melhor, procurar a maconha que você me oferecia. Na realidade eu já era uma morta-viva, porque a única coisa que me mantinha viva era o meu coração, que não havia parado de bater.
Resolvi então procurar alguém que pudesse me ajudar a deixar a maldita droga. Fui ao médico.
No dia seguinte, fui buscar um dos vários resultados dos exames que o médico havia pedido, justo no dia do meu aniversário, no dia em que completaria 15 anos. No resultado, constava uma doença grave em alto adiantamento, pouco tempo de vida. Morri antecipadamente, morri porque você foi um dos culpados, também responsável pela minha morte. Na realidade você foi um dos principais, pois quando lhe pedi vida você me ofereceu a morte."

Drogadição - Drogas e Consequências - Menyr. Antônio B. Zaetter - Editora Lovise - 3ª edição

Obs. Relato aparece com data de 2011 devido a cadastro do mesmo em sistema banco de dados
Garota de 15 anos
- -
Livro de Visitas 04/07/11


Força, fée esperança,
Clayton Bernardes

Cristo e Eu !!!!!

Cristo e Eu


Eu, peregrino. Ele, o caminho.

Eu, a pergunta. Ele, a resposta.

Eu, a sede. Ele, a fonte.

Eu, tão fraco. Ele, a força.

Eu, as trevas. Ele, a luz.

Eu, o pecado. Ele, o perdão.

Eu, a luta. Ele, a vitória.

Eu, o inverno. Ele, o sol.

Eu, doente. Ele, o milagre.

Eu, o grão de trigo. Ele, o pão.

Eu, a procura. Ele, o endereço.

Meu passado e meu presente: em suas mãos.
Meu futuro: todo dele.
Meu passado e meu presente: em suas mãos.
Meu futuro: todo dele. Eu, no tempo... E Cristo, a Eternidade.

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”
Fonte:(Autorizado por www.rivalcir.com.br)

Força,fée esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 29-03...

Meditação do Dia

Sexta, 29 de Março de 2013


A nossa verdadeira vontade
"... a vontade de Deus em relação a nós consiste naquelas coisas que mais prezamos, e acaba por tornar-se na nossa verdadeira vontade para nós mesmos." Texto Básico, p. 55

Faz parte da natureza humana querer receber alguma coisa sem dar nada em troca. Podemos ficar impávidos quando um "caixa" de uma loja nos dá troco de vinte euros, quando havíamos pago com uma nota de dez. Temos tendência para pensar que, se ninguém souber, uma pequena desonestidade não fará diferença nenhuma. Mas há alguém que sabe - nós sabemos. E isso faz a diferença. Aquilo que funcionou para nós quando usávamos acaba por não funcionar durante muito tempo em recuperação. À medida que progredimos espiritualmente, trabalhando os Doze Passos, começamos a desenvolver novos valores e padrões. Começamos a sentir-nos desconfortáveis quando tiramos partido de situações que antes, quando usávamos, nos deixariam satisfeitos com o que tínhamos obtido delas. Talvez tenhamos prejudicado outros, no nosso passado. Contudo, à medida que nos vamos aproximando do nosso Poder Superior, os nossos valores mudam. A vontade de Deus torna-se mais importante do que o que possamos ganhar com dada situação. Quando os nossos valores mudam, as nossas vidas mudam também. Guiados por um conhecimento interior que nos foi dado pelo nosso Poder Superior, queremos expressar os nossos valores recém-encontrados. Interiorizámos a vontade do nosso Poder Superior para nós - de facto, a vontade de Deus tornou-se na nossa verdadeira vontade.

Só por hoje: Ao melhorar o meu contacto consciente com Deus, os meus valores mudaram. Hoje vou praticar a vontade de Deus, a minha verdadeira vontade.
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

quinta-feira, 28 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 28 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 28 DE MARÇO


IGUALDADE

Devem fazer parte de nosso quadro de membros todos os que sofrerem de alcoolismo. Não podemos, portanto, recusar pessoa alguma que deseja se recuperar. Tampouco o ingresso no A.A. deve jamais depender de dinheiro ou formalidade. Quando qualquer, dois ou três alcoólicos se reúnem para manterem-se sóbrios, pode se chamar um Grupo de A.A. contanto que como Grupo, não estejam filiados a outra entidade.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, p. 191


Antes de A.A., muitas vezes eu sentia que não "combinava" com as outras pessoas à minha volta. Normalmente "Eles" tinham mais ou menos dinheiro do que eu; meus pontos de vista não estavam de acordo com os "deles". A quantidade de preconceitos que tinha experimentado na sociedade somente serviam para demonstrar a falsidade de algumas pessoas "hipócritas". Após ingressar em A.A. descobri a maneira de vida que estava procurando. Em A.A. nenhum membro é melhor do que o outro, somos apenas alcoólicos tentando recuperar-nos do alcoolismo.


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Frases para seu diia!!!!

... "Usar o poder da decisão lhe dá a capacidade de superar qualquer justificativa para mudar toda e qualquer parte de nossa vida num instante."(Anthony Robbins)

... "O impossível, em geral, é o que não se tentou."(Jim Goodwin)
... "Nós vencemos metade da batalha quando mudamos nossas mentes e aceitamos o mundo como o encontramos, inclusive os seus espinhos."(Orison Swett Marden)
... "Se, apesar de tudo, os homens não conseguem fazer com que a história tenha significado, eles podem sempre agir de uma maneira que faça suas vidas terem um."(Albert Camus)
... "A corrida não é sempre para o mais rápido ... mas para aquele que continua correndo."(Autor Desconhecido)
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Fratura de fumante demora mais ...

Fratura de fumante demora mais a curar, afirma estudo americano 

Parar de Fumar
Um estudo da Universidade da Filadélfia dá prova à constatação de que fumantes levam mais tempo para se recuperar de fraturas e têm mais chances de complicações em pós-operatório de traumas.

Os resultados mostram que, entre todos os tipos de lesões, ossos fraturados de fumantes levam seis semanas a mais para se recuperarem, em comparação com os não fumantes – 30,2 semanas, contra 24,1. Outro resultado indica que fraturas de quem fuma tem 12.3 mais chances de não calcificarem direito e ficarem sem curar.

O tabagismo é amplamente reconhecido como uma das principais causas de doenças evitáveis nos EUA, mas tem havido uma falta de evidência de outros efeitos colaterais de fumo, por exemplo, como ele muda a forma como os nossos ossos curarem – disse Samir Mehta, chefe do Serviço de Ortopedia e Trauma Fratura na Penn Medicine. – Nosso estudo adiciona suporte substancial para as evidências que mostram que fumar leva a um risco significativo para a fratura de pacientes. Estes riscos precisam ser abordados com o paciente no momento da lesão e quando se prescreve o tratamento cirúrgico.

Os estudos incluíram análises de fraturas na tíbia, fêmur e bacia, tornozelo, úmero e múltiplos ossos longos. No total, 6.480 casos de fratura, com ou sem indicação cirúrgica, foram avaliados.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 28-03....

Meditação do Dia

Quinta, 28 de Março de 2013


Enfrentar sentimentos
"Podemos recear que entrar em contacto com os nossos sentimentos possa despoletar uma enorme reacção de dor e de pânico." Texto Básico, p. 35

Quando usávamos, muitos de nós não eram capazes de, ou não estavam dispostos a, sentir muitas emoções. Se estávamos felizes, usávamos para ficar ainda mais felizes. Se estávamos zangados ou deprimidos, usávamos para disfarçar esses sentimentos. Ao usarmos este padrão continuamente durante a nossa adicção activa, tornámo-nos tão confusos emocionalmente que já não tínhamos a certeza do que eram emoções normais. Depois de estarmos em recuperação há algum tempo, descobrimos que as emoções que tínhamos suprimido começaram a vir subitamente ao de cima. Descobrimos, talvez, que não sabemos como identificar os nossos sentimentos. Possivelmente aquilo que estamos a sentir como raiva será apenas frustração. Aquilo que pensamos ser uma depressão com tendências suicidas, pode ser simplesmente tristeza. É nestas alturas que precisamos de procurar o apoio do nosso padrinho ou madrinha, ou de outros membros de NA. Ir a uma reunião e falar sobre o que se está a passar nas nossas vidas pode ajudar-nos a encarar os nossos sentimentos, em vez de fugirmos deles, cheios de medo.

Só por hoje: Não vou fugir das emoções desconfortáveis que tiver. Vou apoiar-me nos meus amigos em recuperação, para me ajudarem a enfrentar as minhas emoções.
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

quarta-feira, 27 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 27 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 27 DE MARÇO


LIBERDADES DE A.A.

Confiamos que já sabemos quais são verdadeiramente nossas liberdades; que nenhuma geração futura de AAs. se sentirá compelida a limitá-las. Nossas liberdades no A.A. constituem o terreno em que podem crescer o autêntico amor.
LINGUAGEM DO CORAÇÃO, p. 303


Eu ansiava pela liberdade. Primeiro, liberdade para beber; mais tarde, liberdade da bebida. O programa de recuperação descansa sobre uma base de livre escolha. Não há mandatos, leis ou mandamentos. O programa espiritual de A.A., como descrito nos Doze Passos e pelo qual me são oferecidas as maiores liberdades, é somente sugerido. Posso usá-lo ou deixá-lo. Apadrinhamento é oferecido, não forçado, e eu venho e vou como quiser. São estas e outras liberdades que me permitiram recuperar a dignidade que estava comprimida pela carga de bebida, e que é tão necessária para apoiar uma sobriedade duradoura.


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Frases para seu dia!!!!

"Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente. "(William Shakespeare)

... "Se compreendêssemos, nunca mais poderíamos julgar."(André Malraux)
... "As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz."(Machado de Assis)
... "O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros."(Mahatma Gandhi)
... "Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma."(Albert Schweitzer)
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

A culpa fica para sempre

A culpa fica para sempre 

Uma campanha de utilidade pública nacional trouxe o seguinte slogan: O efeito do álcool passa. A culpa fica para sempre.

O movimento busca uma vez mais a conscientização da população, a respeito dos efeitos terríveis do álcool associado à direção de motorizados.

Estima-se que morram mais de duzentas pessoas por dia em nosso país, por acidentes de trânsito. A grande maioria associada ao consumo de alcoólicos e outras drogas.

Desejando alguns momentos de suposto prazer, por vezes arriscamos comprometer toda nossa encarnação e, ainda - tão grave quanto - a prejudicar a vida de outros, que sofrerão os efeitos de nossos atos impensados.

Será que vale a pena correr esses riscos? Será que não estamos subvalorizando a nossa e a vida dos outros, quando dizemos: Não vai dar em nada?

Quantas almas são, hoje, escravas de um sentimento de culpa destruidor, em função desse descaso, que normalmente não é um fato isolado, mas um costume constante em tantas pessoas.

A culpa nos faz adoecer, nos faz estagnar e, depois de muito tempo em sofrimento profundo, faz-nos enxergar por entre as inúmeras lágrimas, que não valeu a pena.

Não é possível voltar no tempo e desfazer o que fizemos.

A vida nos dará novas chances, sim, de curar o que dilaceramos no outro, mas serão caminhos longos e duros. Por que escolhê-los?

Será que esses prazeres momentâneos da vida valem todo o risco que corremos? Qualquer mente um pouco esclarecida dirá que não, não vale a pena.

Assim, por que não podemos nos tornar um pouco mais conscientes?

Por que se deixar levar com tanta facilidade por emoções frívolas, que passam tão rápido?

Alta velocidade, perigos, fortes emoções - será que valem a pena?

Não propomos uma vida sisuda, sem cor, enfadonha - de forma alguma.

É possível ser alegre, vivaz, divertir-se, sem precisar correr riscos, sem prejudicar o corpo, sem ser uma ameaça constante à sociedade.

Por isso, pensemos muito antes de nos arriscarmos. Ouçamos outras opiniões. Não deixemos que a excitação nos conduza com tanta facilidade, anulando totalmente a razão.

Somos seres inteligentes, lembremos disso, antes de agirmos como completos celerados.

Pensemos nas consequências possíveis de cada um de nossos atos, evitando chorar as muitas lágrimas do arrependimento tardio.

* * *

A tendência para o bem é inata no ser humano, face à sua procedência Divina. O entorpecimento carnal, às vezes, bloqueia a faculdade de direcionamento que a consciência proporciona.

A pessoa lúcida, como consequência, age com prudência, confiando nos resultados que advirão, sem preocupar-se com o imediatismo, sabendo que a semente de luz sempre se converte em claridade.

A responsabilidade, advinda da consciência, promove o ser ao estágio de lucidez, que o leva a aspirar pelas cumeadas da evolução que passa a buscar, com acendrado devotamento.
Fonte:Site antidrogas.com(www.momento.com.br)

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Licenças por uso de drogas sobem 8%

Licenças por uso de drogas sobem 8% 

Metro Brasília
Saúde. Em 2012, 46,8 mil brasileiros pediram licença do trabalho para tratar vício. Álcool responde por 81% dos afastamentos

O uso de álcool e drogas afastou 46,8 mil brasileiros do trabalho para tratamento médico no ano passado. Isso significa que são 122 afastamentos por dia - ou cinco por hora, aproximadamente. O número é 8% superior aos 43,5 mil pedidos de 2011.

No ranking das substâncias que mais causam afastamento de profissionais no país, o álcool aparece disparado em primeiro lugar, sendo responsável por 81% das licenças concedidas pela Previdência Social. A conta inclui também pessoas que utilizam álcool com outras drogas. Em segundo lugar vem a cocaína, que responde por 17,2% dos afastamentos.

Embora a parcela de trabalhadores afastados por uso de maconha seja menos expressivo - 0,7% -, a diretora da Abead (Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas) Carla Bicca afirma que o risco dessas pessoas serem demitidas é maior. “Por causa da falta de atenção em suas tarefas, as chances de demissão sobem pelo menos 50%”, afirma.

Para a psiquiatra do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) Camila Magalhães o vínculo trabalhista depois do tratamento facilita na recuperação. “A possibilidade de recaída é 40% maior quando a pessoa abandona o trabalho para se tratar”, afirma.

No Brasil, de acordo com estimativa da Abead, 10% da população (cerca de 19 milhões) são dependentes de álcool, 6% são usuários de maconha e 4% usam cocaína regularmente.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 27-03....

Meditação do Dia

Quarta, 27 de Março de 2013


Procurar as qualidades
"De acordo com os princípios de recuperação, tentamos não nos julgar, impor ou moralizar uns aos outros." Texto Básico, p. 12

Ao longo da nossa recuperação, quantas vezes compreendemos mal o comportamento de outra pessoa, formando imediatamente um julgamento, rotulando-a e enfiando-a num canto? Talvez eles tenham desenvolvido uma concepção de Poder Superior diferente da nossa, e por isso concluímos que as crenças deles não eram espirituais. Ou talvez tenhamos visto um casal a discutir e presumimos que a relação deles era doente, descobrindo depois que o casamento deles prosperou por muitos anos. Classificar os nossos companheiros em várias categorias, sem pensarmos, poupa-nos o esforço de sabermos seja o que for acerca deles. Sempre que julgamos o comportamento de outra pessoa, deixamos de vê-la como um potencial amigo e companheiro de viagem no caminho da recuperação. Se perguntássemos àqueles que estamos a julgar se eles gostam de ser estereotipados, receberíamos como resposta um "não" bem sonoro. Sentir-nos-íamos desrespeitados se nos fizessem o mesmo? Com certeza que sim. Nós queremos que os outros notem as nossas melhores qualidades, da mesma maneira que os nossos companheiros, adictos em recuperação, querem que os outros pensem bem deles. O nosso programa de recuperação pede-nos que olhemos de uma forma positiva para a vida. Quanto mais nos concentrarmos nas qualidades dos outros, mais iremos notar essas qualidades em nós mesmos.

Só por hoje: Vou meter de lado os meus julgamentos negativos dos outros e, em vez disso, vou concentrar-me em apreciar as qualidades favoráveis de cada um.
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

terça-feira, 26 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 26 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 26 DE MARÇO


A AULA NUNCA TERMINA

 Entregue-se a Deus da forma que você O concebe. Admita suas falhas a Ele e aos seus amigos. Desfaça-se das ruínas do seu passado. Dê em abundância daquilo que você encontrar e una-se a nós. Estaremos com você na Irmandade do Espírito e, com certeza também se encontrará com alguns de nós na sua passagem pelo Caminho do Destino Feliz. Que Deus o abençoe e o guarde até lá.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, p. 177


Estas palavras dão um nó na minha garganta cada vez que as leio. No começo era porque eu sentia, "Oh não! A aula está terminando. Agora estou por minha conta. Isto nunca será novo outra vez". Hoje sinto profunda afeição por nossos pioneiros do A.A. quando leio esta passagem, percebendo que ela soma tudo em que acredito e pelo qual luto e que - com a graça de Deus - a aula nunca termina, nunca estou por minha conta, e cada dia é uma nova esperança.

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Frases para seu dia!!!!

"As flores refletem bem o verdadeiro.
Quem tenta possuir uma flor verá a sua beleza murchando.
Mas quem olhar uma flor no campo permanecerá para sempre com ela!"
(Paulo Coelho)

... "Se não der frutos, valeu a beleza das flores;
se não der flores, valeu a sombra das folhas;
se não der folhas, valeu a intenção da semente."
(Henfil)


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Combate às drogas depende de empenho conjunto, diz Papa


Combate às drogas depende de empenho conjunto, diz Papa 

Exame
Em encontro com a presidente Dilma, Francisco acrescentou que o combate deve ser feito através do reforço de valores para a juventude

O papa Francisco disse hoje (20) à presidente Dilma Rousseff que é necessário empenho conjunto para combater as drogas e reforçar os valores e os princípios para a juventude. Dilma foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou ontem (19) o início do seu pontificado. Na conversa, o papa lembrou que a construção do futuro depende da juventude.

“[O papa] falou sobre a importância da juventude na construção do futuro da humanidade e que a Igreja [Católica], como uma instituição secular, tem no jovem um foco muito grande”, disse a presidente, após o encontro com o papa, no Vaticano.

Dilma disse que Francisco ressaltou que é fundamental, para o combate às drogas, reforçar valores e princípios. “Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude”, destacou ela. Ao se dirigir aos cardeais, no último dia 15, o papa pediu que eles usem a sabedoria, que apenas o tempo e a idade ensinam, para conquistar fiéis.

Na ocasião, improvisando o discurso aos cardeais, Francisco lembrou que o conhecimento e a sabedoria são aprimorados com o passar dos anos. “Ser idoso é a sabedoria da vida, levemos essa sabedoria aos jovens”, disse, na semana passada.

A presidente acrescentou que o papa confirmou que participará da Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. “Ele [o papa] disse que espera uma presença grande dos jovens [durante a jornada]”, contou ela.

“Ele [o papa] disse que vai a Aparecida, depois [da jornada]. Ele até me lembrou que, em 2007, esteve em Aparecida, e me deu um livro do que eles [os bispos latino-americanos] fizeram em 2007”, contou a presidente, lembrando da recomendação de Francisco de que ela “não leia o livro todo”.

“´Você não precisa ler tudo porque você pode se aborrecer, então você pega o índice e vai nos assuntos que te interessa´, ele me disse”, contou Dilma, entre sorrisos, demonstrando o bom humor de Francisco.

A presidente se disse impressionada como o papa se comporta como uma pessoa normal. “Ele [Francisco] é o primeiro muitas coisas: é o primeiro Francisco, primeiro jesuíta, primeiro latino-americano e primeiro argentino”, acrescentou Dilma, informando que percebeu bastante entusiasmo no papa.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Dia do Bem prioriza jovens na prevenção às drogas


Dia do Bem prioriza jovens na prevenção às drogas 

Diário do Nordeste
Pelo terceiro ano consecutivo, evento é realizado em todo o País, com ações voltadas para as comunidades

Uma prestação de serviço social e educacional à sociedade do Ceará e em diversas cidades do Brasil acontece amanhã, numa promoção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV). Será o Dia do Bem Jovem. Pelo terceiro ano consecutivo, a entidade, que possui representações também nos Estados Unidos e Europa, mobiliza milhares de voluntários na beneficência à sociedade.

Uma variada programação acontecerá nas cidades de Crato, Sobral, Caucaia, Maranguape, Itaitinga, e Cascavel, onde a UDV tem unidades administrativas no Ceará. Serão palestras preventivas quanto ao uso de drogas, oficinas, orientações jurídicas e aconselhamentos em saúde, cursos de capacitação profissional, apresentações culturais e ações sócioambientais.

No Ceará, a Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM), ligada ao Centro, está coordenando às atividades. Os trabalhos serão desenvolvidas também por meio de parcerias com órgãos governamentais, não governamentais e empresas privadas. Boa parte das atividades já começa a partir das 8 horas. As comunidades participam de forma gratuita.

A ideia é levar as ações para áreas onde as pessoas normalmente não têm disponíveis esses serviços. É o caso do Crato. Moradores do Sítio Campo Alegre serão beneficiados com atividades pela manhã, onde acontecerá a abertura às 8 horas, na Escola Doutora Artemise Linhares. E o Dia do bem Jovem na localidade será iniciado com a alegria do grupo de palhaços, com brincadeiras, distribuição de brindes e bombons. Também será apresentado um vídeo produzido pelo jovens do Núcleo Santa Fé do Cariri, da cidade do Crato. Palestras, oficinas, cortes de cabelo e distribuição de cestas básicas farão parte da programação, que prossegue à tarde em área do Distrito de Santa Fé.

O Núcleo Fortaleza da UDV, em Capuan, Caucaia, vai realizar palestras com autoridades médicas e da segurança pública sobre os males ocasionados pelo uso de drogas e álcool, bem como a prevenção. Será durante o "Programa do Bem", que também trará atrações como a Banda de Lata, formada por jovens da comunidade, e show com cachorro adestrado. As atividades serão desenvolvidas na Escola Maria Helena Moreira e Silva, onde haverá ainda prestação de serviços de massoterapia, reiki, consultas médicas, prevenção a DST/Aids, entre outras. A Guabi, empresa de nutrição animal, estará distribuindo folder sobre prevenção de zoonoses.

Em Itaitinga, o Núcleo Flor Divina atenderá 53 famílias da Associação dos Moradores de Caracanga. No Núcleo Tucunacá, em Caucaia, a abertura será com teatro de rua do Sesc. O dia de atividades prossegue com atendimentos em serviços públicos, oficinas, palestras, cortes de cabelo, atendimento psicológico, e outras atividades. Em Sobral, serão realizadas oficinas temáticas, mostra de vídeo e conversa sobre temas relacionados a projeto de vida, direitos sexuais e reprodutivos e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Também realizam atividades os Núcleos Estrela Brilhante, em Maranguape, e Cajueiro Pequenino, em Cascavel.

Segundo a presidente da Unidade Beneficente Coração de Maria, Tânia Batista, o Dia do Bem Jovem é um momento de reflexão. "Iremos refletir sobre a importância da prevenção ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens e alguns temas relacionados ao cotidiano da juventude do nosso Estado e do Brasil", explica. Além disso, segundo Tânia, essa atividade representa um encontro dos voluntários da UBCM com as comunidades onde há trabalhos sociais. Todo esse empenho, conforme ela, objetiva concretizar um princípio que tem orientado as ações da entidade, de proporcionar benefícios às pessoas.

"A terceira edição em parceria com diversos órgãos será um dia de muita alegria, que contará com a participação de voluntários", afirma Márcio Verbisck, diretor de Beneficência da UDV. A diretoria geral da instituição, em Brasília, fez a abertura oficial do Dia do Bem Jovem, na última quarta-feira. Eventos como o Dia do Bem Jovem, além de promoverem ações sócio-educativas nas comunidades atendidas, fortalecem mais a relação da UDV com a sociedade civil, graças a um trabalho que já vem sendo realizado há quase 52 anos. "Refletem também, de forma simples e efetiva, um dos princípios que regem a UDV, de fazer o bem sem olhar a quem", afirma Verbisck.

Utilidade Pública

A UDV é uma religião de origem amazônica, de fundamentação cristã-reencarnacionista, presente em todas as unidades de federação e também no exterior. É uma instituição reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 22 de julho de 1999. O Dia do Bem foi integrado desde 2011 ao calendário anual da instituição, fundada em 1961, em Porto Velho (RO), pelo seringueiro José Gabriel da Costa. Essa ação foi realizada inicialmente pelas unidades beneficentes da UDV em Macapá (AP) e Santarém (PA).

Segundo dados históricos do Centro, as ações sociais fazem parte da UDV desde a origem. À medida que a instituição cresceu, o trabalho filantrópico ganhou maior porte e notoriedade, com diversos serviços à comunidade, como atendimentos médicos, capacitação, alfabetização de jovens e adultos, campanhas do agasalho, atendimento à saúde, entre outros. O foco principal do trabalho social da UDV é, na atualidade, a alfabetização de jovens e adultos, feita com a utilização do software livre Luz do Saber, desenvolvido em parceria com programas do Governo Federal e do Estado do Ceará.

Mais informações

Dia do Bem Jovem, promoção da Unidade Beneficente Coração de Maria/ União do Vegetal, em municípios do Interior, amanhã
Telefone: (85) 8834.2179
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)



Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 26-03...

Meditação do Dia

Terça, 26 de Março de 2013


Confiar num padrinho - vale a pena arriscar
"Um padrinho ou madrinha é ... alguém em quem podemos confiar para partilharmos as nossas experiências de vida." IP nº 11, O apadrinhamento

O conceito de apadrinhamento pode ser novo para nós. Passámos tantos anos sem direcção, preocupados apenas connosco, suspeitando de todas as pessoas, e sem confiar em ninguém. Agora que estamos a aprender a viver em recuperação, descobrimos que precisamos de ajuda. Não podemos continuar a fazer tudo sozinhos; temos de arriscar, confiar noutro ser humano. Em muitos casos, a primeira pessoa com quem arriscamos é com o nosso padrinho ou madrinha - alguém que respeitamos, alguém com quem nos identificamos, alguém em quem temos motivos para confiar. À medida que nos abrimos com o nosso padrinho ou madrinha, há um laço que se vai criando entre nós. Contamos os nossos segredos e desenvolvemos uma confiança na discrição do nosso padrinho ou madrinha. Partilhamos as nossas preocupações e aprendemos a dar valor à experiência do nosso padrinho ou madrinha. Partilhamos a nossa dor e somos recebidos com empatia. Ficamos a conhecer-nos um ao outro, a respeitar-nos um ao outro, a gostarmos um do outro. Quanto mais confiarmos no nosso padrinho ou madrinha mais aprenderemos a confiar em nós próprios. A confiança ajuda-nos a sair duma vida de medo, de confusão, de suspeitas, de falta de direcção. No início parece arriscado confiar noutro adicto, mas essa confiança é o mesmo princípio que aplicamos na nossa relação com um Poder Superior - arriscado ou não, a nossa experiência diz-nos que sem ela não seremos capazes. Quanto mais arriscarmos confiar no nosso padrinho ou madrinha, mais abertos iremos sentir-nos para a nossa vida.

Só por hoje: Quero crescer e mudar. Vou arriscar confiar no meu padrinho ou madrinha e descobrir as recompensas da partilha.
 
 
Força, fé e esperança
Clayton Bernardes

segunda-feira, 25 de março de 2013

Domingo com Padre Otair!!!!


 
Qual o lugar que você ocupa dentro do Grupo?

Terceira Parte

                                     Pe Otair Cardoso

Na segunda parte do artigo, abordamos o conceito e o entendimento de Posição Existencial (PE). Nessa terceira parte, perseguiremos o caminho de investigação e constatação de atitudes e comportamentos existentes na dinâmica do grupo, em particular o de adictos.

Quando examinamos as atitudes dos participantes de uma comunidade, devemos partir do princípio que eles possuem uma visão particular sobre aquele núcleo social e também sobre as pessoas que fazem parte dele. É, portanto, esse olhar particular, um dos aspectos mais importantes edeterminantes para o que se pretende alcançar dentro dele.

O tratamento da adicção exige do participante envolvimento e comprometimento com a dinâmica disciplinar proposta para a desintoxicação. Porém, é provável que ao buscar uma instituição de ajuda, o adicto ainda não se encontreem condições plena para absorver o que é sugerido. Desse modo, o que se pode esperar são atitudes ou posicionamentos que indicam resistência, insegurança e medo.

Uma das primeiras características de comportamento a ser identificada é a posição arredia e de profunda negação. Normalmente, o olhar de um adicto na fase de inserção é um olhar do exterior para o interior, é como se o mesmo realizasse um profundo exame daqueles que estão envolvidos no grupo e fizesse um juízo de valor sobre eles etambémsobre os queassumem funções de liderança.

Em resumo, ele coloca à prova a eficácia do grupo e a eficiência de quem lidera. Esse comportamento constitui-se como uma atitude normal e evolutiva no processo gradativo do tratamento; sua compreensão por parte dos profissionais é fundamental para que o adicto ultrapasse do estágio inicial para o outro.

O segundo posicionamento constatado, é uma evolução do primeiro. Depois de resistir à entrada no grupo, aos poucos se percebe que o olhar do adicto , alcança mudanças significativas. Ele se insere dentro do núcleo social, mais ainda não consegue realizar o processo de abertura necessário para progredir na recuperação. Ele ouve os companheiros partilharem, consegue identificar aspectos semelhantes da sua doença, passa a aceitar melhor o estado que se encontra, mais não mergulha ou se envolve totalmente na dinâmica do grupo. Muitos disfarces são utilizados nesse período.

Há certa tentativa de se criar uma imagem positiva no grupo, e por isso o que é verdadeiro ainda permanece oculto. Essa maneira de se comportar também é aceitável; visto que o entendimento da necessidade de tratamentoe a compreensão de que a adicção é uma doença, se dá de maneira processual.

Já o terceiro posicionamento é o de envolvimento e mergulhona vida do grupo. Depois de passar por esses estágios comuns do processo de inserção, o adicto se vê pertencente a este núcleo social e desvela o que de fato o levou até aquela situação. A necessidade de partilhar, de falar sobre suas questões passa a ter urgência, seja num espaço coletivo ou individual. O objetivo será sempre o de querer abandonar os velhos hábitos que o desfiguraram e o desejo mais pertinente será o de levar uma vida sóbria e de apaziguamento interno.

Sabemos que longo é o caminho a ser percorrido entre o reconhecimento do problema, a decisão de mudança do problema e as razões que alimentam o desejo de reorientação da própria vida;no entanto, trazemos registrado na alma uma certeza traduzida em poesia pelo poeta espanhol Antonio Machado: “Caminhantes, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar!” .

REFLEXÃO DIÁRIA - 25 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 25 DE MARÇO



UM CORAÇÃO PLENO DE GRATIDÃO

Tento convencer-me de que um coração pleno e agradecido não pode abrigar nenhum orgulho. Transbordando de gratidão, o coração por certo só pode dar amor, a mais bela emoção que jamais poderemos sentir.
NA OPINIÃO DO BILL, p. 37


Acredito que nós em Alcoólicos Anônimos somos afortunados porque somos constantemente lembrados da necessidade de ser gratos, e de como é importante a gratidão para a nossa sobriedade. Sou realmente agradecido pela sobriedade que Deus me deu através do programa do A.A. e estou feliz porque posso dar de volta o que me foi dado livremente. Sou grato não somente pela sobriedade, mas pela qualidade de vida que minha sobriedade proporciona.
Deus tem sido benevolente o bastante para dar-me dias sóbrios e uma vida abençoada com paz e contentamento, bem como a habilidade de dar e receber amor, e a oportunidade de servir aos outros - em nossa Irmandade, na minha família e na minha comunidade. Por tudo isto, eu tenho "um coração pleno de gratidão".
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Estudo revela ingestão precoce de álcool...

Estudo revela ingestão precoce de álcool entre jovens 

Um levantamento feito pelo Hospital Universitário da USP revela que os jovens e adolescentes de 13 a 22 anos são os que mais procuram atendimento médico por causa de intoxicação aguda por ingestão de álcool.

De acordo com o estudo, o levantamento foi realizado com dados entre 2002 e 2010, onde foram feitos 1.370 atendimentos no Hospital da USP, e apontou que 35% dos casos apresenta ingestão do álcool entre os 14 e 18 anos, onde apresentou-se um aumento expressivo nesta faixa etária fato que mais preocupa os pesquisadores.

Segundo o pediatra João Paulo Becker Lotufo, a ingestão de álcool nesta idade faz com que o jovem tenha mais chance de se tornar um dependente e vir até perda de memória e dificuldade de aprendizado no futuro.

"Preocupa porque é uma ingestão de álcool muito precoce. Em um país que o álcool é proibido para menores de 18 anos, a gente está encontrando intoxicação e comas alcoólicos em adolescentes dessa idade. E acontece isso porque é da nossa cultura, em uma festa de 15 anos por exemplo você encontra bebidas já no esquenta e com a moda de misturar com energéticos, que mascara o álcool, o sujeito não percebe quanto bebeu", disse o médico á TV Brasil.

O médico também comentou que quanto mais cedo o jovem começa a beber maiores as chances de se tornar um dependente. "Recomenda-se que comece a beber a partir dos 21 anos, quando o cérebro já está formado, antes disso, as bebedeiras podem causar lesão de neurônios, falta de memória e dificuldade de aprendizado", concluiu Lotufo.

Autor:OBID Fonte: TV Brasil



Força, fé esperança,
Clayton Bernardes

Qual o perigo de fumar?

1)Qual o perigo de fumar?

Que fumar faz mal para a saúde quase todos sabem, mas é bom às vezes, ficar ciente de alguns dados mais concretos, para darmo-nos conta do quão perigoso é o cigarro. A cada ano, mais ou menos 200 mil pessoas morrem em conseqüência de alguma complicação decorrente da dependência do cigarro. Junto a este dado, une-se aquele que diz que, por dia, sete pessoas morrem por serem fumantes passivos. Algumas iniciativas já estão sendo tomadas para minimizar este mal, como as leis que proíbem o consumo de cigarros em locais fechados. Iniciativa esta que está surtindo resultados.

Para aqueles que ainda são descrentes do poder destrutivo do cigarro, uma estatística organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) informou que 90% dos pacientes diagnosticados com câncer no pulmão são fumantes. E que R$ 373 mil são gastos pela secretaria de saúde com o tratamento de cada paciente de câncer de pulmão. É preciso dar-se conta que fumar não é apenas uma atitude individual, mas social. A fumaça espalha-se, sendo inalada por outras pessoas, e causando-lhes tanto ou até mais dano que ao próprio fumante. Os cofres públicos gastam fortunas em tratamento de pacientes doentes em conseqüência do fumo, investimento que poderia ser redirecionado a outras causas. Espera-se não só melhorar a qualidade de vida do indivíduo fumante, mas de toda uma sociedade.
Fonte: Site Parar de Fumar

2)O crack é uma droga mais forte que as outras?

È. As pessoas que o experimentam sentem uma compulsão (desejo incontrolável) de usá- lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. Como o crack é uma das drogas de mais altos poderes viciante, a pessoa, só de experimentar, pode tornar- se um dependente químico. Ele não é, porém, uma das primeiras drogas que alguém experimenta, de modo geral, seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a ultilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, visto que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína.
Fonte: Site antidrogras.com
 
3)Por que tratar a dependência ?

O indivíduo dependente, acaba por sofrer problemas em praticamente todas as esferas de sua vida, afasta-se dos amigos e da família, sofre os problemas decorrentes do uso da droga. Pode ter problemas legais (por exemplo: prisão por roubo ou por porte de drogas), não consegue manter seu emprego.

Além disso, é comprovado em alguns estudos que indivíduos dependentes que procuram tratamento têm ao longo do tempo menos complicações do que aqueles que não procuram. Essas são razões suficientemente fortes para que se justifique o tratamento de dependentes de drogas (geral).
Fonte: Site antidrogras.com
 
4)Qual o papel da informação no trabalho de prevenção de droga?

A informação é apenas um aspecto da prevenção, não precisamos fazer um curso de farmacologia para entendermos profundamente os efeitos da droga no sistema nervoso e realizarmos prevenção. Um exemplo é o cigarro, mais do que a mídia informa, os pesquisadores descobrem e constatam, nada disso serve para prevenir. Hoje mais do que nunca, depois do movimento dos não-fumantes e da proibição para os fumantes, os jovens instigados pela transgressão voltaram ao cigarro pra valer, de 1991 para cá vemos aumentar o número de jovens fumantes.
Fonte: Site antidrogras.com
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes


 

Só por hoje 25-03...

Meditação do Dia

Segunda, 25 de Março de 2013


Eu não consigo, mas nós juntos conseguimos
"Do isolamento da nossa adicção, passamos para uma irmandade de pessoas ligadas pela recuperação... A nossa fé, força e esperança, vêm de pessoas partilharem a sua recuperação..." Texto Básico, p. 109

Não admitir fraquezas, esconder todos os defeitos, negar todos os nossos insucessos, fazer tudo sozinho - era este o credo que muitos de nós seguíamos. Negávamos ser impotentes perante a nossa adicção, que as nossas vidas se tinham tornado ingovernáveis, apesar de todas as evidências em contrário. Muitos de nós não se renderiam sem ter a certeza de que existia alguma coisa pela qual valesse a pena faze-lo. Muitos de nós só aceitaram o nosso Primeiro Passo quando tiveram evidências de que era possível recuperar em Narcóticos Anónimos. Em NA encontramos outros que também estiveram nos mesmos becos sem saída, que têm as mesmas necessidades e que encontraram as ferramentas que funcionam para eles. Estes adictos estão dispostos a partilhar essas ferramentas connosco e a dar-nos o suporte emocional de que precisamos enquanto estamos a aprender a usá-las. Os adictos em recuperação sabem quão importante esta ajuda pode ser porque também eles a receberam. Quando nos tornamos parte de Narcóticos Anónimos, desfrutamos de uma sociedade de adictos como nós, de um grupo de pessoas que sabe que nos ajudamos uns aos outros a recuperar.

Só por hoje: Vou juntar-me aos que estão em recuperação. Vou encontrar a experiência, a força e a esperança de que preciso, na Irmandade de Narcóticos Anónimos.
 
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

domingo, 24 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 24 DE MARÇO

 REFLEXÃO DIÁRIA - 24 DE MARÇO


ATIVO, NÃO PASSIVO

Supõe-se que o homem pensa e age. Ele não foi criado à imagem de Deus para ser um autômato.
NA OPINIÃO DO BILL, p. 55


Antes de ingressar em A.A., muitas vezes não pensava, e reagia às pessoas e situações. Quando não reagia, eu atuava de maneira mecânica. Após ingressar em A.A., comecei a procurar uma orientação diária de um Poder Superior que a mim mesmo, e a aprender a ouvir essa orientação. Então comecei a tomar decisões e a agir, ao invés de reagir a elas. Os resultados têm sido construtivos; não permito mais que os outros tomem decisões por mim e então me critiquem por isto. Hoje - e todo o dia - com o coração cheio de gratidão e o desejo de que a vontade de Deus seja feita através de mim, minha vida é digna de ser compartilhada, especialmente com meus companheiros alcoólicos! Acima de tudo se não faço uma religião de qualquer coisa, mesmo de A.A., então posso ser um canal aberto para a expressão de Deus.


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 24-03...

Meditação do Dia

Domingo, 24 de Março de 2013


Deixar ir o passado
"O que conta não é onde estávamos, mas sim para onde vamos." Texto Básico, p. 27

No inicio da recuperação alguns de nós sentem vergonha ou desespero em se identificarem como "adictos". Nos primeiros tempos talvez tenhamos estado preenchidos pelo medo e pela esperança enquanto lutávamos por encontrar um novo sentido para as nossas vidas. O passado pode parecer-nos poderoso e sem saída. Talvez seja difícil imaginarmo-nos duma forma diferente daquela que sempre nos imaginámos. Ao mesmo tempo que as recordações do passado podem servir-nos para nos lembrarmos daquilo que nos espera se voltarmos a usar, elas podem também manter-nos presos a um pesadelo de vergonha e medo. Apesar de poder ser difícil largar estas memórias, cada dia em recuperação pode afastar-nos da nossa adicção activa. Cada dia encontraremos mais coisas pelas quais ansiar e menos pelas quais nos castigar. Em recuperação todas as portas estão abertas para nós. Temos muitas escolhas. A nossa nova vida é rica e promissora. Não precisamos de viver no passado, embora não consigamos esquecê-lo. Podemos seguir em frente.

Só por hoje: Vou fazer as malas e mudar-me do meu passado para um presente cheio de esperança. o. Podemos seguir em frente.
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

sábado, 23 de março de 2013

REFLEXÃO DIARIA 23 DE MARÇO

REFLEXÃO DIARIA 23 DE MARÇO


E SEM MAIS RESERVAS

Temos visto esta verdade demonstrada mais de uma vez: "Uma vez alcoólico, sempre alcoólico". ... Se estamos dispostos a parar de beber, não podemos abrigar, de forma alguma, a esperança de que um dia seremos imunes ao álcool... Para ser gravemente afetado, não é necessário beber durante um longo período e nem tomar as quantidades que alguns de nós tomamos. Isto aplica-se especialmente às mulheres. As alcoólicas em potencial, muitas vezes tornam-se alcoólicas verdadeiras e chegam a ser casos desesperados em pouco tempo.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, p. 55, 56


Estas palavras estão sublinhadas no meu livro. São verdadeiras para homens e mulheres alcoólicos. Em muitas ocasiões tenho aberto o livro nesta página, e refletido sobre esta passagem. Preciso nunca enganar a mim mesma, lembrando meus diferentes modos de beber, ou acreditando que estou "curada". Gosto de pensar que, se a sobriedade é um presente de Deus para mim, então minha vida sóbria é o meu presente para Deus. Espero que Deus esteja feliz com seu presente, como eu estou com o meu.

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Folha em Branco

Folha em Branco Reflexões - Site Antidrogas

Certo dia um professor estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.
Faltavam uns quinze minutos para o encerramento e um jovem levantou o braço e disse:
- Professor, pode me dar uma folha em branco?
O professor levou a folha até sua carteira e perguntou-lhe porque queria mais uma folha em branco, e o aluno falou:
- Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez.

Apesar do pouco tempo que faltava, o professor confiou no rapaz, deu-lhe a folha em branco e ficou torcendo por ele.
A atitude do aluno causou simpatia ao professor que, tempos depois, ainda se lembrava daquele episódio simples, mas significativo.

Assim como aquele aluno, nós também recebemos de Deus, a cada dia, uma nova folha em branco. E muitos de nós só temos feito rabiscos, confusões, tentativas frustradas, e uma confusão danada...

Outros apenas amassam essa nova página e a arremessam na lixeira, preferindo a ociosidade, gastando o tempo na inutilidade.

Talvez hoje fosse um bom momento para começar a escrever, nessa nova página em branco, uma história diferente, visando um resultado mais feliz.

Assim como tirar uma boa nota depende da atenção e do esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção e da dedicação de cada um.

Não importa qual seja sua idade, sua condição financeira, sua religião... Tome essa página em branco e passe sua vida a limpo.

Escreva, hoje, um novo capítulo, com letras bem definidas e sem rasuras.
E o principal: que todos possam ler e encontrar lições nobres.
Não se preocupe em tirar nota dez, ser o primeiro em tudo, preocupe-se apenas em fazer o melhor que puder.

Pense que mesmo não tendo pedido, Deus lhe ofereceu uma outra folha em branco, que é o dia de hoje.
Por isso, não se permita rabiscar ou escrever bobagens nesta nova página, nem desperdiçá-la. Aproveite essa nova chance e escreva um capítulo feliz na sua história.

Use as tintas com lucidez e coragem, com discernimento e boa vontade.
Pense nisso!
Fonte: Autor Desconhecido (Enviado por visitante do site)


Certo dia um professor estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.
Faltavam uns quinze minutos para o encerramento e um jovem levantou o braço e disse:
- Professor, pode me dar uma folha em branco?
O professor levou a folha até sua carteira e perguntou-lhe porque queria mais uma folha em branco, e o aluno falou:
- Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez.

Apesar do pouco tempo que faltava, o professor confiou no rapaz, deu-lhe a folha em branco e ficou torcendo por ele.
A atitude do aluno causou simpatia ao professor que, tempos depois, ainda se lembrava daquele episódio simples, mas significativo.

Assim como aquele aluno, nós também recebemos de Deus, a cada dia, uma nova folha em branco. E muitos de nós só temos feito rabiscos, confusões, tentativas frustradas, e uma confusão danada...

Outros apenas amassam essa nova página e a arremessam na lixeira, preferindo a ociosidade, gastando o tempo na inutilidade.

Talvez hoje fosse um bom momento para começar a escrever, nessa nova página em branco, uma história diferente, visando um resultado mais feliz.

Assim como tirar uma boa nota depende da atenção e do esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção e da dedicação de cada um.

Não importa qual seja sua idade, sua condição financeira, sua religião... Tome essa página em branco e passe sua vida a limpo.

Escreva, hoje, um novo capítulo, com letras bem definidas e sem rasuras.
E o principal: que todos possam ler e encontrar lições nobres.
Não se preocupe em tirar nota dez, ser o primeiro em tudo, preocupe-se apenas em fazer o melhor que puder.

Pense que mesmo não tendo pedido, Deus lhe ofereceu uma outra folha em branco, que é o dia de hoje.
Por isso, não se permita rabiscar ou escrever bobagens nesta nova página, nem desperdiçá-la. Aproveite essa nova chance e escreva um capítulo feliz na sua história.

Use as tintas com lucidez e coragem, com discernimento e boa vontade.



Fonte: Autor Desconhecido (Enviado por visitante do site anti drogas.com)


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 23-03...

Meditação do Dia

Sábado, 23 de Março de 2013


As dádivas de Deus
"Fazemos aquilo que é necessário e aceitamos o que nos é livremente dado em cada dia." II Texto Básico, p. 54

A nossa relação com o nosso Poder Superior é uma via de dois sentidos. Ao rezarmos, falamos e Deus ouve. Quando meditamos damos o nosso melhor para ouvir a vontade do nosso Poder Superior. Sabemos que somos responsáveis pela nossa parte nessa relação. Se não rezarmos nem ouvirmos, estaremos a excluir o nosso Poder Superior das nossas vidas. Quando pensamos na nossa relação com o nosso Poder Superior, é importante lembrarmo-nos daquilo que somos: impotentes. Podemos pedir orientação; podemos pedir boa-vontade ou força; podemos pedir o conhecimento da vontade do nosso Poder Superior - mas não podemos fazer exigências. O Deus da nossa concepção - aquele que tem o poder - irá preencher a outra metade desta relação, dando-nos exactamente aquilo de que precisamos, quando precisamos. Precisamos de pôr acção todos os dias para manter viva a nossa relação com um Poder Superior. Uma forma de fazê-lo é aplicando o 11º Passo. Lembramo-nos então da nossa impotência e aceitamos a vontade de um Poder Superior a nós mesmos.

Só por hoje: Na minha relação com o meu Poder Superior, sou eu o impotente. Hoje, lembrando-me de quem sou, vou aceitar humildemente as dádivas do Deus da minha concepção.
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

sexta-feira, 22 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 22 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 22 DE MARÇO


SEM MAIS LUTA

E assim desistiremos de lutar contra qualquer coisa ou pessoa, inclusive o álcool.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, p. 104


Quando A.A. me achou, pensei que estava ali para uma luta, e que A.A. me daria a força para vencer o álcool. Vitorioso nesta luta, sabe-se lá que outras batalhas eu venceria. Precisaria ser forte, contudo. Todas as minhas experiências anteriores com a vida tinham provado isto. Hoje não tenho que lutar ou exercer minha vontade.
Se tomo esses Doze Passos e deixo e meu Poder Superior fazer o verdadeiro trabalho, meu problema de alcoolismo desaparece por si mesmo. Os problemas de minha vida também deixam de ser lutas. Apenas preciso perguntar se aceitação - ou mudança - se faz necessário. Não é a minha vontade, mas a Sua, que precisa ser feita.

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Frases para seu dia!!!!

... "Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha."(Sakyamuni)

... "A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais."(Winston Churchill)
... "Vícios são desperdícios de vida."(George Bernard Shaw)
... "Onde reina o amor, não há vontade de poder, e onde domina o poder, falta o amor. Um é a sombra do outro."(Carl Gustav Jung)
... "A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, Como sou inútil e fraco. É essencial pensar poderosa e firmemente, Eu consigo, sem ostentação ou preocupação."(Dalai Lama)

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Estudo: estresse causado pelo trabalho leva ao...

Estudo: estresse causado pelo trabalho leva ao abuso de álcool

Estudos sobre as causas e consequências do estresse têm ocupado especialistas. E um novo levantamento mostra que o estado de tensão pode levar ao abuso no consumo de álcool e também de outras drogas. As informações são do Daily Mail.

O alerta é da entidade beneficente Mind, dedicada a questões ligadas à saúde mental. O grupo, com sede na Inglaterra, aponta que casos de depressão também são provocados pelo estresse. Mais de um terço dos adultos apontam o trabalho como o aspecto mais estressante, mais do que preocupações com o dinheiro e saúde.

Cinquenta e sete por cento dos pesquisados não dispensam um ou mais drinques após o expediente e 14% afirmaram beber mesmo durante a jornada de trabalho. Cigarro e remédios para dormir também são comumente empregados como maneiras de lidar com o problema.

O ambiente de trabalho ainda seria responsável por 7% dos pensamentos ligados ao suicídio, subindo para 10% nas pessoas com idades entre 18 e 24 anos.

Segundo a pesquisa que ouviu 2 mil pessoas, 9% já pediram demissão de algum trabalho alegando estresse e 25% admitiram ter vontade de fazer o mesmo.

"Sabemos agora que um entre seis trabalhadores vive quadro de depressão, estresse e ansiedade e a pesquisa mostra que a maioria dos administradores não se sentem capacitados para dar apoio nesses casos", diz Paul Farmer, diretor da Mind.

Autor:OBID Fonte: Terra


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Só por hoje 22-03...

Meditação do Dia

Sexta, 22 de Março de 2013


O princípio da auto-suficiência
"Na nossa adicção activa éramos dependentes de pessoas, de lugares e de coisas, para nos darem apoio e nos providenciarem aquilo que sozinhos não conseguíamos encontrar em nós mesmos." Texto Básico, p.,80

No reino animal existe uma criatura que prospera à custa dos outros. Chama-se sanguessuga. Agarra-se às pessoas e tira tudo o que precisa. Quando uma vítima sacode a sanguessuga, ela simplesmente arranja outra vítima. Na nossa adicção activa o nosso comportamento era semelhante. Sugávamos as nossas famílias, os nossos amigos e as nossas comunidades. Conscientemente ou não, procurávamos obter alguma coisa de quase todas as pessoas que encontrávamos, sem lhes dar nada em troca. Quando, na nossa primeira reunião, vimos passar o "saco" talvez tenhamos pensado, "Auto-suficiência! Que raio de noção tão estranha é esta?". À medida que fomos observando, reparámos numa coisa. Estes adictos auto-suficientes eram livres. Ao pagarem os seus meios, tinham conquistado o privilégio de tomar as suas próprias decisões. Ao aplicarmos o princípio da auto-suficiência nas nossas vidas pessoais, conquistamos para nós mesmos o mesmo tipo de liberdade. Ninguém mais terá o direito de nos dizer onde devemos viver, pois somos nos quem pagamos a nossa própria renda. Podemos comer, vestir ou conduzir aquilo que escolhermos, porque nos sustentamos a nós mesmos. Nós, ao contrário da sanguessuga, não temos que depender dos outros para nos sustentarmos. Quanto mais responsabilidades assumirmos, mais liberdade conquistaremos.

Só por hoje: Não há limites para a liberdade que posso conquistar por me sustentar a mim próprio. Hoje vou aceitar responsabilidades pessoais e vou pagar o meu próprio caminho.
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

quinta-feira, 21 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 21 DE MARÇO

 REFLEXÃO DIÁRIA - 21 DE MARÇO


BEM-ESTAR MATERIAL E ESPIRITUAL

 Medo... da insegurança financeira nos deixará.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, p. 103


Reduzir ou eliminar o medo, e ver melhorar as circunstâncias econômicas são duas coisas diferentes. Quando eu era novo em A.A., eu confundia estas duas idéias. Pensava que o medo somente me deixaria quando começasse a ganhar dinheiro. Contudo, um dia em que estava meditando sobre minhas dificuldades financeiras, uma linha do Grande Livro me chamou a atenção: "Para nós, o bem-estar material sempre seguiu o espiritual, nunca na frente" (p. 131). De repente, entendi que esta promessa era uma garantia. Via que ela colocava as prioridades na ordem correta, que o progresso espiritual diminuiria este medo terrível de ficar pobre, como diminuiu muitos outros medos.
Hoje tento usar os talentos que Deus me deu para beneficiar os outros. Descobri que é a isto que os outros dão valor o tempo todo. Tento lembrar que não trabalho mais para mim. Somente desfruto da riqueza que Deus criou, não sou o seu "proprietário". O propósito de minha vida é muito mais claro quando apenas trabalho para ajudar, não para possuir.


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Frases para seu dia!!!!


... A vitória de alguém que luta e labuta e, apesar de tudo, consegue chegar a um objetivo.
Vontade... determinação e disciplina, eis a receita dos verdadeiros campeões, sejam eles atletas ou não.
E você, o que tem feito para atingir seus objetivos?
Pense nisso, e invista na sua vitória!(M.E.)

... Um Sorriso Humano tem uma Energia geradora de Alegria, de Otimismo e de Felicidade para Ti e para as Outras Almas Humanas que contigo convivem.(Dr. Coracy Bandeira)
... O carinho na infância, o amor e a ternura, ao lado do respeito à criança são fundamentais para uma vida saudável.(José Ferraz)
... As PESSOAS estão, cada vez mais, CARENTES de Palavras Alegres e Otimistas. Portanto, Comunica-te com as Pessoas usando, sempre, a Alegria, o Otimismo e o Amor, a todo momento, em Tuas Ações no Universo.(Dr. Coracy Bandeira)
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Inca elogia decisão da Fifa de livrar estádios da...

Inca elogia decisão da Fifa de livrar estádios da fumaça de cigarros na Copa  

A decisão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de tornar os estádios livres da fumaça de cigarros e outros produtos derivados do tabaco durante os jogos da Copa das Confederações, que começa em junho, e das partidas da Copa do Mundo de 2014 foi considerada “excepcional” pelo diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Luiz Antonio Santini.

A instituição já havia feito essa solicitação à Fifa em nome da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq), que é o acordo para o controle do tabaco e a proteção das pessoas dos efeitos nocivos do tabagismo passivo. “Felizmente, a Fifa adotou essa posição, que é muito importante”, disse Santini à Agência Brasil.

Ele considera a medida essencial para proteger as pessoas que comparecerão aos jogos do incômodo da fumaça do cigarro e também do risco de doenças como o câncer e as cardiovasculares. “E, em segundo lugar, por divulgar a importante recomendação, no caso do Brasil, da legislação que proíbe o fumo em ambientes fechados, estendendo a medida para ambientes semiabertos nos estádios mas que, de qualquer maneira, são altamente próximos às pessoas que estarão sujeitas à inalação involuntária da fumaça”.

Santini lamentou o crescimento de novos casos de câncer de pulmão no Brasil, principalmente entre as mulheres, bem como o aumento da mortalidade pela doença no sexo feminino, ao contrário do que vem ocorrendo entre os homens. “A mortalidade já começa a diminuir entre os homens e a incidência também. Mas nas mulheres ainda está aumentando, porque elas começaram a fumar mais tarde, a partir basicamente dos anos 1940 e 1950, e os resultados começam a aparecer agora com as doenças crônicas cardiovasculares, o enfisema pulmonar e o câncer”.

O Inca pretende se empenhar para que a proibição do fumo se estenda também a outras competições esportivas, como os Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio em 2016. “Eu acho que essa iniciativa da Fifa abre caminho para uma série de outras que devem e podem ser feitas, e certamente serão”, disse Santini.

Ele assegurou que hoje já existe uma consciência mundial a respeito dos malefícios do fumo. A própria Organização Mundial da Saúde chama a atenção para isso. O Ministério da Saúde, por intermédio do Inca, faz esse alerta de forma permanente, lembrou o diretor. As políticas públicas de controle do tabagismo já mostram resultados positivos. “A prevalência de fumantes na população brasileira já caiu de 47% para 17%”.

Apesar disso, Santini observou que 17% da população correspondem a 25 milhões de brasileiros fumantes. “Isso corresponde a mais que a população de vários países. Então, o desafio ainda é muito grande”.

O cigarro é um dos piores vícios existentes e um dos mais difíceis de serem abandonados, disse o diretor. Ele lembrou, entretanto, que o programa do Ministério da Saúde para fumantes é desenvolvido em postos de saúde de todo o país, com medicamento e terapia comportamental, “fazendo não só a prevenção ao fumo, como o tratamento do fumante”.

Autor:OBID Fonte: EBC
 Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

 

Caça às drogas: mais empresas pedem...

Caça às drogas: mais empresas pedem exames toxicológicos 

O Globo
Prática, que veio dos Estados Unidos, gera controvérsia. Também há mais companhias oferecendo tratamento para dependentes químicos
Maíra Amorim

E, para Rita, mesmo que assine um termo aceitando ser testado, o funcionário poderá contestar o teste:

— Nessa relação, o empregado é a parte frágil, que aceita qualquer coisa por medo de perder o emprego.


Tratamento extensivo às famílias

Na Embraer, desde 1984 existe o programa “Estar de bem sem drogas”, que, em 2000, incorporou os exames toxicológicos como procedimento. Todo ano , 10% dos 18 mil funcionários são sorteados para serem submetidos ao exame, que inclui coleta de urina e bafômetro.

— A intenção é detectar pessoas que tenham uma possível dependência e oferecer tratamento. Não de forma punitiva, mas preventiva, para evitar acidentes de trabalho ou erros na confecção de uma peça — explica Andrea Ferreira, gerente de Bem Estar da Embraer.

Hoje, são 40 funcionários em diferentes estágios de recuperação. Em 29 anos, 508 colaboradores receberam tratamento, incluindo empregados, estagiários e dependentes diretos.

— Toda a família adoece quando há um problema desses — diz Andrea.

Foi porque a empresa de seu pai tem uma política como a da Embraer que hoje, dia 17 de março de 2013, Joana (nome fictício), de 31 anos, comemora por estar “limpa” há 1 ano, 6 meses e 11 dias. Foram quase 15 anos de uso de álcool e maconha — a cocaína chegou mais tarde, quando ela já tinha 28 anos — até atingir o que ela chama de “fundo do poço”. Não conseguia chegar na hora no emprego e inventava desculpas para sair mais cedo e ter tempo de consumir alguma droga antes de voltar para casa, onde vive com os pais. Depois de sofrer uma tentativa de estupro, chegou em casa pedindo para ser internada. Atualmente faz estágio em informática e está terminando a faculdade.

— Hoje tenho paz de espírito. Só de não precisar mentir para a minha chefe é um alívio — diz ela, que continua fazendo terapia em grupo e também encontrou apoio nos grupos anônimos.

Joana, inclusive, é favorável ao uso de exames toxicológicos dentro das empresas. Desde que não se confunda o uso esporádico com a dependência.

— Não é porque a pessoa usou algo uma vez que ela tem a doença. Mas acho que, especialmente em áreas que envolvam riscos de segurança, os exames toxicológicos são importantes.

Promoção aconteceu durante a reabilitação

“Achei que as minhas possibilidades de crescimento profissional estavam arruinadas”. A afirmação é de Roberto, economista de 27 anos que há um ano e meio aceitou o tratamento contra a dependência de álcool e cocaína oferecido por sua empresa, conveniada com uma clínica especializada. Mas não apenas as oportunidades não acabaram, como ele foi promovido durante a reabilitação, custeada pela companhia.

A chefia tomou conhecimento do vício de Roberto depois de um incidente em uma viagem de trabalho. A assistente social, então, o abordou.

— Demorei três dias para admitir e aceitar ajuda. Não porque eu não achava que tinha um problema, mas porque tive medo de perder o emprego — conta o economista.

Por 40 dias, ele precisou ir diariamente à clínica especializada em tratamentos antidrogas. Para não levantar suspeitas, no trabalho diziam que ele estava fazendo um curso. Também foi transferido de gerência e hoje não tem mais contato com os colegas da época.

— Foi tudo tratado de forma sigilosa. Ninguém ficou sabendo — diz Roberto.

Sigilo durante o tratamento

A história é parecida com as de Sergio, um geólogo de 39 anos, e Otávio, um engenheiro de 61 anos, que também estão em tratamento, respectivamente, contra a dependência de drogas e a de álcool. No caso do geólogo, depois de um mês ele também trocou de gerência, que foi informada que ele estava em curso, enquanto ele ia diariamente à clínica. Já o engenheiro ficou de licença médica por três meses antes de retornar ao trabalho.

— O programa não expõe o funcionário e é muito sincero — afirma Otávio, que procurou ajuda na empresa por conta própria, enquanto Sergio recebeu, de sua chefia, a sugestão para que se informasse sobre o tratamento.

As companhias em que eles atuam vêm agindo de acordo com uma mudança na interpretação da lei, que considera a dependência em drogas e álcool como uma doença.

— Embora a “embriaguez habitual ou em serviço” conste no rol de motivos para a dispensa com justa causa do empregado (artigo 482 da CLT), hoje, o alcoolismo e a dependência de drogas são interpretadas pelos tribunais como doenças e não mais como atos de indisciplina do empregado — explica Rodrigo Bottrel Tostes, advogado trabalhista do Pinheiro Neto Advogados.

Por isso também, Selene Barreto, diretora da Clínica Evolução, acredita que mais companhias estejam buscando políticas antidrogas — ela vê a demanda crescer especialmente nas áreas de energia e aviação:

— Para funcionar, no entando, é preciso ter clareza e relação de honestidade com o funcionário, além de treinar as equipes de saúde e gestores para lidar com a questão.

A procuradora do trabalho Lisyane Chaves Motta lembra que as razões de solicitações de exames não podem ferir o direito à intimidade e privacidade dos trabalhadores:

— Os direitos da personalidade se sobrepõem aos interesses privados das empresas, no caso de conflito entre ambas as partes.
Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

Força, fé e esperança,

Clayton Bernardes
Clayton Bernardes

Só por hoje 21-03...

Meditação do Dia

Quinta, 21 de Março de 2013


Uma doença tratável
"A adicção é um doença que envolve mais do que o uso de drogas." Texto Básico, p. 3

Na nossa primeira reunião talvez tenhamos ficado surpreendidos pela forma como outros membros partilhavam sobre como a doença da adicção tinha afectado as suas vidas. Pensámos para nós mesmos, "Doença? Eu só tenho um problema com drogas! De que é que eles estão para ali a falar?". Depois de estarmos no programa há algum tempo começámos a ver que a nossa adicção vai mais fundo do que o nosso uso de drogas obsessivo e compulsivo. Vimos que sofríamos de uma doença crónica que afectava muitas áreas das nossas vidas. Não sabíamos onde tínhamos "apanhado" esta doença, mas ao examinarmo-nos a nós mesmos percebemos que ela tinha estado presente em nós havia muito anos. Tal como a doença da adicção, também o programa de NA afecta todas as áreas da nossa vida. Fomos à nossa primeira reunião com todos os sintomas presentes: o vazio espiritual, a agonia emocional, a impotência, o desgoverno. Tratar da nossa doença envolve muito mais do que a mera abstinência. Usamos os Doze Passos e, apesar de não "curarem" a nossa doença, eles começam a cicatrizar-nos; e à medida que recuperamos vamos experimentando o dom da vida.

Só por hoje: Vou tratar a minha doença com os Doze Passos.
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

quarta-feira, 20 de março de 2013

REFLEXÃO DIÁRIA - 20 DE MARÇO

REFLEXÃO DIÁRIA - 20 DE MARÇO


AMOR E TOLERÂNCIA

Nosso código é o amor e a tolerância pelos outros.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, p. 104


Descobri que preciso perdoar aos outros em todas as situações, a fim de manter um verdadeiro progresso espiritual. A importância vital do perdão pode não ter sido óbvia para mim à primeira vista, mas meus estudos me diziam que todo grande professor espiritual tinha insistido fortemente nisso. Devo perdoar as injúrias, não apenas por palavras, ou como uma formalidade, mas dentro do meu coração. Não faço isto por amor às outras pessoas, mas para o meu próprio bem.
Ressentimento, raiva ou desejo de ver alguém punido, são coisas que apodrecem minha alma. Tais coisas me prendem a mais dificuldades. Elas me amarram a outros problemas que não têm nada a ver com meu problema original.


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Frases para seu dia!!!!!

... "Não podemos escolher como vamos morrer. Ou quando. Podemos somente decidir como vamos viver." (Joan Baez)

... "A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."(Mahatma Ghandi)
... "Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor."(Madre Teresa de Calcutá.)
... "Nós aprendemos a voar com os pássaros, a nadar com os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos."(Martin Luther King)
Força, fé  e esperança,
Clayton Bernardes

As drogas afetam nosso físico?

1)O contato dos adolescente com a droga é inevitável?

Isso depende do adolescente. Se ele quiser, poderá encontrar a droga em qualquer lugar, porque atualmente é fácil encontrá- la. Além disso, os pais não têm condições de controlar o tempo todo a vida dos filhos, e faz parte da adolescência o saudável distanciamento dos pais e a aproximação com outros adolescentes, para formar a turma.

Querendo ou não, os adolescentes vão ouvir falar das drogas, seja oficialmente, nas escolas, nas campanhas de prevenção, etc, seja extra- oficialmente, pelos colegas (usuários ou não), numa mensagem bem diferente das oficiais. Um usuário geralmente apregoa o que ele vê de bom na droga e convida os amigos (nunca um inimigo ou um desconhecido) a compartilhar da experiência; dificilmente visam a lucros da experiência; dificilmente visam a lucros econômicos. È assim que os jovens são aliciados pelo uso das drogas.

Um usuário reconhece rapidamente outro num mesmo ambiente, e geralmente não se expõe aos não- usuários, a não ser que eles se mostrem interessados em consumir a droga.

Quando um adolescente não quer experimentar drogas, não é comum um usuário forçá- lo. Portanto, é possível que os adolescentes evitem o contato com drogas.
Site: antidrogas.com
 
 
2)Existe algum tratamento com drogas (remédios) para acabar com o vício?

Sim. È o caso do tratamento para dependentes de heroína, feito em regime hospitalar. A fim de que o usuário não sofra a sindrome de abstinência, os médicos administram-lhe a metadona, que se encaixa bioquimicamente no organismo como se fosse heroína, "enganando-o". A metadona possui a grande vantagem de não produzir dependências física e psicológica.

Mas esse é um caso particular. Geralmente, não existem remédios específicos contra o mecanismo do vício. Cada droga requer um tratamento especial. E a psicoterapia é mais indicada que qualquer medicação.
 
Site: antidrogas.com
 
 
3)As drogas afetam nosso físico?

Sim, de modo transitório, intermediário e definitivo. Quando o usuário está sob os efeitos de uma droga, seu físico fica comprometido. Por exemplo, a maconha, durante a intoxicação aguda, que dura de duas a quatro horas, provoca alterações físicas transitórias, como moleza no corpo, cansaço, funcionamento vagoroso do cérebro (a pessoa esquece as coisas, fica desatenta, etc). Há os prejuízos definitivos, ou seja, mesmo que a pessoa interrompa o uso, uma vez que eles estão estabelecidos, são irreversíveis, como: o câncer de pulmão nos canabistas ou os depósitos de tetraidrocanabinol (THC) no cérebro.

Existem muitos outros efeitos físicos provocados por diferentes drogas. Os mais graves são: emagrecimento, convulsão, parada cardíaca, overdose e morte ( provocados por cocaína); dependência física, síndrome de abstinência e morte (causados por morfina, heroína e ópio); destruição de células nervosas e embriaguez (provocados por éter, lança- perfume, cola de sapateiro e inalantes em geral).

Os alucinógenos provocam psicoses transitórias, intermediárias, que precisam ser tratadas com medicações psiquiátricas, e definitivas, que desecadeiam uma psicose esqui
zofrênica que já estava latente na pessoa. Mesmo que bem tratada psiquiatricamente, a psicose deixa seqüelas definitivas na personalidade. Se não tivesse sido desencadeada pelos alucinógenos, poderia continuar latente para o resto da vida.
Site: antidrogas.com
 
4)O que é crack?

Crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, que resulta em pequeninos grãos, chamados vulgarmente de pedras e que são fumados em cachimbos (improvisados ou não). È mais barato que a cocaína, mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.

Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca fortíssima dependência psíquica e leva á morte por sua ação fulminante sobre os sistemas nervoso central e cardíaco. 
Site: antidrogas.com
 
 
 
 
Força, fé e esperança,
 
 
Clayton Bernardes