segunda-feira, 20 de abril de 2015

Os estados onde os brasileiros mais fumam por tabela

Os estados onde os brasileiros mais fumam por tabela   

Revista Exame - Mariana Desidério, de Exame.com
Fumantes passivos nos estados

São Paulo – No Brasil, 13,5% dos adultos não fumantes ainda são obrigados a conviver com o tabaco em ambiente fechado no trabalho, enquanto 10,7% respiram fumaça de cigarro em casa. Os dados são do IBGE.

Os estados onde isso mais acontece são Minas Gerais, Piauí e Pernambuco. Em Minas, 20% das pessoas com mais de 18 anos afirmaram que são expostas ao fumo passivo no ambiente de trabalho fechado. Piauí e Pernambuco vêm logo depois, com 19%.

Enquanto os não fumantes convivem com a fumaça alheia, quem fuma está tentando parar. Segundo o IBGE, 51,1% dos adultos fumantes tentaram largar o vício nos 12 meses anteriores ao levantamento. Os dados são de 2013. Dentre estes, os maranhenses aparecem na frente: 61,1% dos fumantes daquele estado tentaram largar o cigarro no ano anterior.

A pesquisa também busca medir o impacto das advertências nos maços de cigarro. Segundo o levantamento, 52,3% dos fumantes pensaram em parar de fumar devidos a essas mensagens. Os fumantes do Tocantins são os mais sensibilizados pelos avisos: 61,5% deles pensaram em largar o vício por este motivo.
Na tabela abaixo é possível ver os dados para todo o país. Estão disponíveis os números sobre não fumantes expostos ao tabaco no trabalho e em casa, pessoas expostas à propaganda pró-cigarro, total de usuários de cigarro, fumantes que tentaram parar nos últimos 12 meses e fumantes que pensaram em parar devido às advertências das embalagens.

Veja nas fotos os números para cada estado brasileiro. As informações são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo IBGE, e se referem a pessoas com 18 anos ou mais.



Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário