domingo, 10 de abril de 2016

Tóxico, gás de buzina vira moda no interior de São Paulo


 

Jornal Folha de S. Paulo
DANIELE BELMIRO DE SÃO PAULO
Vendido em qualquer loja da esquina por R$ 10, o gás de buzina virou "febre" entre os jovens de classe média do interior de São Paulo.

Criada para fazer barulho em eventos esportivos, a buzina em questão é um tubo de aerossol com uma corneta e contém butano e propano, gases tóxicos derivados do petróleo. Quando inalada, a substância reduz a circulação de oxigênio no cérebro, provocando tontura, euforia e alucinações.

"Tem gente usando o gás em festas, baile de formatura e em reuniões em condomínios fechados", afirma o delegado Renato Puppo, de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo). Ele diz que passou a encontrar o produto "com frequência" desde o final do ano passado.

Puppo é o responsável pelas investigações da morte da universitária Maria Luiza Perassolo, de 18 anos, na semana passada. Ela teve uma parada cardiorrespiratória após inalar o gás com amigos em um condomínio fechado.

Meses antes, um estudante de medicina também morreu após usar o gás em Fernandópolis, cidade vizinha.

Para especialistas, a buzina virou uma opção acessível para jovens que buscam sensações semelhantes às provocadas por drogas ilícitas.

Mas os riscos de overdose são maiores, explica o psiquiatra e professor da Unifesp (Universidade Federal de SP) Ronaldo Laranjeira, porque é difícil controlar a quantidade por via respiratória.

Além disso, a cocaína e o ecstasy, por exemplo, produzem efeitos mais duradouros. No caso da buzina, as sensações duram segundos, então a chance de o usuário inalar o gás repetidamente é maior.

"Os maiores riscos são de infarto, por causa da ação do propano no coração, e de danos cerebrais, como redução da memória ou da capacidade de aprendizado, causados pela falta de oxigênio", diz a professora Danielle de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia. Danielle lembra que o uso do gás como droga não é novo, mas afirma que os casos aumentaram.

SENSAÇÃO DE LOUCURA

"É um grau muito rápido o que a buzina te dá. É tipo loló [espécie de lança-perfume], mas mais fraco. Dá aquela sensação de ´loucura` por uns dez segundos e depois passa", afirma uma universitária de São Carlos.

Para Laranjeira, o gás de buzina e os solventes são consideradas drogas de iniciação. "Você não precisa ir na ´boca` para comprar, e o solvente soa mais light do que a cocaína, como se fosse uma coisa de baixo risco. Parece só um gás de efeito curto."

Segundo o psiquiatra, os casos noticiados recentemente, de universitários de classe média, refletem uma mudança no perfil de usuários de solventes. Ele lembra que a cola de sapateiro, por exemplo, nas décadas de 80 e 90, era usada por jovens de classe mais baixa.

A visibilidade que a buzina ganhou na época da Copa também contribuiu para o aumento. Alguns jovens contam que, apesar de não terem o hábito, inalaram o gás "de bobeira" durante o Mundial, porque estava "chovendo buzina". "Achei que era a melhor coisa a se fazer com a buzina depois do 7x1", diz uma arquiteta do Rio de 28 anos.

CIDADE MOBILIZADA

Em Rio Preto, a morte de Maria Luiza mobilizou a cidade. Segundo Puppo, comerciantes estão retirando o produto das prateleiras.

Na quinta-feira (31), os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei que proíbe a comercialização e o uso da buzina.

A proposta foi feita em janeiro, depois que outra estudante de 17 anos teve uma parada cardíaca e entrou em coma em decorrência do uso do gás. Ela sobreviveu.

No âmbito nacional, um projeto que quer proibir o produto tramita na Câmara desde 2008.

Em Goiás, a venda da buzina é ilegal desde 2012, quando um jovem morreu após inalar o conteúdo de um frasco inteiro.
Fonte:UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário