segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ONG internacional conhece serviços para dependentes de drogas de SBC

ONG internacional conhece serviços para dependentes de drogas de SBC                                                                                                 

ABCD Maior
Diretores da Open Society Foundation visitaram o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e uma das Repúblicas Terapêuticas

Diretores da Open Society Foundation, organização não governamental financiadora de políticas e programas sobre drogas que atua em vários países, vieram nesta segunda-feira (02/12) a São Bernardo conhecer os serviços desenvolvidos pelo município voltados aos dependentes de álcool e outras drogas.

A organização pretende expandir sua atuação na América Latina e seus representantes decidiram conhecer a experiência de São Bernardo, considerada referência nacional nesse setor.

O diretor do Programa de Saúde Pública da organização, Daniel Wolfe, estava acompanhado de dois integrantes do programa para a América Latina, Catesby Holmes e David Holiday.

Eles foram recebidos pelo secretário de Saúde, Arthur Chioro, que lembrou que as ações em São Bernardo estão alinhadas com a política nacional conduzida pelo Ministério da Saúde, contrária à internação compulsória e ao isolamento dos pacientes em instituições psiquiátricas, valorizando a liberdade e a autonomia dessas pessoas. Chioro esclareceu que os serviços de saúde mental do município buscam reatar os vínculos sociais e familiares dos pacientes.

Após o encontro com Chioro, os representantes da organização internacional visitaram o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e uma das Repúblicas Terapêuticas da cidade, que abrigam temporariamente os pacientes que perderam os vínculos familiares ou encontram-se em vulnerabilidade social.

No Brasil, os dirigentes da Open Society Foundation visitarão ainda o Rio de Janeiro e, depois, Brasília, onde se reunirão com técnicos do Ministério da Saúde.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário