sábado, 3 de setembro de 2016

Metade dos alunos do 9º ano já provou álcool, aponta IBGE


 

Do total, 21,4% revelaram já ter sofrido algum episódio de embriaguez na vida
LeiaJá - Escrito em 27/08/2016
por Pernambuco Ig

Uma pesquisa divulgada nesta última sexta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografias Estatísticas (IBGE), apontou que, mesmo sendo menores de idade, 55,5% dos estudantes brasileiros do último ano do ensino fundamental já experimentaram bebidas alcoólicas. Do total, 21,4% revelaram já ter sofrido algum episódio de embriaguez na vida.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar do Escolar (Pense), realizada em 2015, em parceria dos ministérios da Saúde e Educação. O estudo avaliou cerca de 102 mil questionários de alunos do país, de escolas públicas e privadas, com faixa etária entre 13 a 15 anos.

O levantamento apontou ainda que a alimentação dos estudantes também é preocupante, pois 41,6% dos entrevistados possuem o hábito de consumir em cinco dias ou mais, em uma semana normal, guloseimas (balas, confeitos, doces, chocolates, sorvetes e outros). O maior percentual foi registrado no Estado de São Paulo com 47,7%, que superou a média nacional. Por outro lado, Piauí apresentou o menor índice, com 31,2%.

Além disso, um número de 62,3% dos consultados não comiam legumes, nem tampouco consumiam frutas frescas com frequência durante a semana. O hábito de comer salgados fritos resultou em 31,3%, bem como beber refrigerantes semanalmente ou todos os dias, 26,7%.

Segundo o relatório, o resultado da pesquisa acende uma alerta sobre a falta de normas que estabeleçam a proibição desses tipos de alimentos dentro das escolas, resulta no comprometimento dos hábitos alimentares saudáveis para os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário