domingo, 17 de fevereiro de 2013

Domingo com Padre Otair!!!!!!!!!


Autorretrato da Angústia

 

                  Sabe aqueles dias em que a angústia nos invade o coração, arrebatando para longe de nós aquele apaziguamento interno que nos proporciona harmonia? Pois bem; é nesta situação que nos deparamos com a ausência de sentido para a vida; dá-se vazão as lamúrias, questiona-se a existência de Deus e até mesmo se vale a pena prosseguir. Tudo isso, por não sabermos  lidar bem com as incertezas, as dores e as escolhas.

                        Certamente nossos amigos da psicologia, em especial os da psicanálise, olhariam para a situação e, empreenderiam seus esforços na tentativa de identificar o material recalcado que estaria emergindo e ocasionando o sentimento de angústia, e dali Freud!

                        No campo filosófico os existencialistas de plantão, nos indicariam um encontro com Kierkegaard, para o qual  “ o homem existente se prova na inquietação e na angústia. E ainda, que o homem é livre, em sua vida para optar e escolher. No entanto, não há opção sem angústia e toda escolha é uma salto no escuro....”

                        É fato que todos nós seres humanos, em algum momento, vivenciamos uma profunda angústia, seja diante de perdas ou frustrações, injustiças e situações de desrespeito a dignidade da pessoa humana, da fome e da guerra, da indiferença ou da morte. Recorramos às sábias palavras do Beato João Paulo II: “Contra toda desesperança, à esperança”.

                        Haverá sempre uma luz no fundo do túnel! A dor da angústia que invade a alma, é como o céu carregado de nuvens escuras prontas para desabar, a chuva cai e o céu clareia dando lugar ao brilho do sol, a dor da angústia se desfaz na lágrima que corre abrindo espaço para a alegria e a paz. Resistirá a força da angústia que atua sobre a alma humana frente à dinâmica renovadora e transformadora da vida...?

 

 

                                                                                         Pe Otair Cardoso da Cruz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário