quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Perguntas e respostas!!O que revelam os exames toxicológicos?

1)O que revelam os exames toxicológicos?

A análise toxicológica para verificação do consumo de drogas vem sendo utilizada no meio profissional, no esporte, no auxílio e acompanhamento da recuperação de usuários em clínicas de tratamento e em pesquisas.

A sua utilização pela família para diagnóstico de uso de drogas por um de seus membros não é o meio mais indicado e pode trazer mais conflitos do que possibilidades de ajuda. Acusar e confrontar a pessoa envolvida pode fazer com que ela se sinta ameaçada, reforçando suas defesas e a negação de que tenha problemas. Uma conversa franca e direta, mostrando preocupação, afeto e compreensão pode ser bem mais eficiente.
Atualmente os exames toxicológicos podem ser feitos por meio do sangue, da urina e do cabelo.

O exame de sangue possibilita apenas verificar o uso recente de substâncias (algumas horas). A análise de amostras de urina e cabelo podem detectar o uso de maconha e de cocaína em períodos mais longos. Já o álcool é metabolizado e eliminado rapidamente e os exames toxicológicos detectam somente o uso feito nas últimas horas.

O exame toxicológico de urina pode detectar o consumo de maconha até 20 dias após o último uso e o de cocaína até 7 dias após, para usuários crônicos. Já para usuários eventuais a análise da urina indicará o uso da maconha até, aproximadamente, 15 dias e o de cocaína até 4 dias. A urina é geralmente aceita com amostra para verificar o uso recente de drogas de abuso, mas não permite distinguir o usuário leve do moderado ou do pesado.

A análise de amostras de cabelo tem sido amplamente usada, especialmente nos EUA, em testes de seleção ocupacional. O exame do cabelo fornece informações de longo prazo - meses ou até anos. A maconha e a cocaína, assim como outras substâncias, são incorporadas ao cabelo durante o crescimento e como este ocorre em média de 1,1 a 1,5 cm por mês, é possível realizar análises sobre os últimos meses ou anos de exposição, sendo um método mais efetivo na identificação de usuários.
Fonte:Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas)/Programa Álcool e Drogas (PAD) do Hospital Israelita Albert Einstein
2)É seguro beber durante a gravidez ?

A bebida alcoólica durante a gravidez deve ser evitada. Durante a gestação o álcool atravessa a placenta da mãe e pode trazer inúmeros prejuízos ao bebê, tais como hiperatividade, déficits de atenção, aprendizado e memória. A mais grave das consequências relacionadas ao consumo de álcool durante a gestação é a Síndrome de Alcoolismo Fetal (SAF).

Fonte CISA: Australian Drug Foundation (ADF)

3)Quais são as drogas mais consumidas no País?

Tem crescido mais o consumo da maconha e o da cocaína. Em alguns setores da classe média, o ecstasy. Elas são as principais. No caso da maconha, isso vem acontecendo há vários anos. Evidências científicas mostram que seu consumo - especialmente o precoce, aos 13 ou 14 anos - aumenta o risco de transtornos mentais, especialmente a esquizofrenia. Pelo menos 12% dos casos de esquizofrenia na Inglaterra foram desencadeados pelo uso de maconha. É grave. O Ministério da Saúde não faz alerta sobre esse perigo.

Fonte:http://www.ippad.com.br/ippad/site/principal/entrevistas.asp?var_chavereg=25
4)Quais os efeitos do consumo de álcool no organismo?

O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central e age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos e na parede do estômago. Os efeitos do álcool no cérebro podem ser percebidos da seguinte maneira: nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer efeitos estimulantes como euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores.


Fonte: Australian Drug Foundation (ADF)
http://www.druginfo.adf.org.au/article.asp?ContentID=alcohol#effects%20of%20alcohol
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário