terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Perguntas e respostas freguentes!!!

1)Quanto o crack é letal?

Estamos acabando de coletar dados do maior estudo feito no mundo. Não há nada tão longo. Pegamos os primeiros 130 usuários de crack internados em São Paulo, há 12 anos. Fizemos um acompanhamento depois de dois anos dessas internações. Em seguida, fizemos outro, cinco anos mais tarde. Agora estamos concluindo a análise desses usuários após 12 anos. A mortalidade é de quase 40% ao longo desse período. Nem leucemia mata tanto. A maioria dessas mortes é por causa da violência. Vimos que desse grupo ainda tem gente usando crack e que as famílias estão desgastadas. Notamos também que houve mais pacientes presos do que encaminhados para tratamento.

Fonte:http://www.ippad.com.br/ippad/site/principal/entrevistas.asp?var_chavereg=25

2)Como saber se alguém colocou alguma droga na bebida que vamos tomar?

A adição de substâncias psicotrópicas sem sabor, nas bebidas, tem sido bastante freqüente tanto no Brasil como em outros países.

Geralmente é difícil saber com certeza o que foi colocado. Quando o efeito é a indução do sono, possivelmente foi um barbitúrico ou "pílula para dormir", em dose suficiente para "tirar a pessoa do ar". Como os efeitos iniciais são semelhantes aos do consumo de bebida alcoólica (sentir-se sonolento, menos tenso, ter a voz pastosa e os reflexos diminuídos), parece que a pessoa está embriagada, mas em seguida ela dorme profundamente.

Já as alucinações e perturbações no sistema nervoso, possivelmente foram provocadas pela adição de alguma substância como o LSD (dietilamina do ácido lisérgico, potente droga alucinógena) ou talvez Êxtase (MetilenoDioxoMetAnfetamina). Só com um exame mais profundo dos resíduos da bebida ou das condições da pessoa poderíamos afirmar com maior certeza o que foi ingerido.

Estas situações dolorosas nos demonstram que a melhor orientação, para jovens e adultos é nunca aceitar bebidas (alcoólicas ou não) de desconhecidos ou de pessoas em quem não confiem plenamente. Em festas, bares ou mesmo reuniões em casa de amigos, é prudente observar como e por quem foram preparadas e servidas as bebidas e não descuidar do copo enquanto estiver bebendo.

Lamentavelmente estes fatos acontecem, provocados por pessoas cuja intenção é causar prejuízos a terceiros ou frutos de brincadeiras irresponsáveis. Como, na maioria das vezes, as substâncias acrescentadas não alteram o cheiro ou o sabor da bebida, a única maneira de se prevenir desses efeitos é ter cuidado e acompanhar a "trajetória" da bebida em todos os momentos. E para isso, naturalmente, é preciso estar atento e suficientemente sóbrio.

É possível que as substâncias adicionadas à bebida causem dependência, mas não automaticamente, se a pessoa ingeriu sem saber.

Fonte:Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein

3)Como perceber que os filhos estão envolvidos com drogas? Quais os sinais de alerta para os pais?

Alguns sinais e sintomas do uso de drogas são: mudança repentina no círculo de amigos de seu filho; mudança nas notas ou no comportamento escolar; comportamento evasivo e mentira; reação exagerada à critica suave ou a pedidos simples; perceptível indisciplina; perda repentina de interesse nas atividades familiares; mudança no discurso e nos padrões de vocabulário; mudança no padrão do sono.

Fonte: soldado Luiz Antônio Batista, do Proerd da PM de Blumenau, e Secretaria Nacional Antidrogas
4)O que é tolerância à drogas?

A tolerância acontece quando o organismo acaba por se acostumar ou fica tolerante à droga, ou seja, a droga faz a cada dia menos efeito. Assim para se obter o que se deseja, é preciso ir aumentando cada vez mais as doses.


Autor: Centro Brasileiro de Drogas Psicotrópicas - CEBRID/UNIFESP
Fonte:http://www.adolec.br/adolecfaq/index.php?action=artikel&cat=2&id=136&artlang=pt-br

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário