quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exercício reduz danos ao cérebro de quem consome álcool em excesso

Exercício reduz danos ao cérebro de quem consome álcool em excesso 

De acordo com estudo da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, a atividade aeróbica, como caminhada, corrida e pedalada, pode ajudar a diminuir alguns danos na substância branca cerebral causados pelo consumo excessivo de álcool. As informações são do jornal "Daily Mail".

Foram avaliadas 60 pessoas (37 homens e 27 mulheres), que iam desde bebedores moderados a consumidores abusivos de álcool, escolhidos depois de triagem para um estudo sobre problemas relacionados ao álcool e à nicotina. O estudo determinou que a relação entre a ingestão de álcool e problemas na substância branca depende do quanto ela se exercita.

- Descobrimos que entre as pessoas que bebem muito e praticam muito exercício físico, não houve forte relação entre álcool e substância branca. Mas, para pessoas que bebem muito e não fazem exercício, nosso estudo mostrou que a integridade da substância branca está comprometida em várias áreas do cérebro. Significa que a matéria branca não está enviando mensagens entre as áreas do cérebro tão eficientemente como normal - explicou a autora do estudo Hollis Karoly.

A matéria branca, assim como a cinzenta, são os dois principais componentes físicos do cérebro. Ela é composta por feixes de células nervosas que atuam como linhas de transmissão para facilitar a comunicação entre as várias partes do órgão. Segundo os cientistas, a pesquisa é promissora.

- Do meu ponto de vista, a principal constatação é a possibilidade de que o exercício pode ser capaz de ou proteger ou reverter alguns dos danos que o uso pesado de álcool causa no cérebro - disse a cientista Angela Bryan, coautora do estudo.
Autor:
OBID Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário