domingo, 7 de abril de 2013

Só por hoje 07-04...

Meditação do Dia

Domingo, 07 de Abril de 2013


O valor do passado
"Esta experiência directa, em todas as fases da doença e da recuperação, tem um valor terapêutico sem igual. Estamos aqui para partilhá-la livremente com qualquer adicto que queira recuperar" Texto Básico, p. 11

A maioria de nós chegou ao programa com alguns grandes arrependimentos. Ou porque nunca chegámos a acabar o liceu, ou porque não tirámos um curso. Ou porque destruímos amizades e casamentos. Ou porque perdemos empregos. E sabíamos que não podíamos alterar nada disso. Poderemos ter julgado que iríamos viver sempre arrependidos e que teríamos simplesmente de aceitar isso. Pelo contrário, descobrimos que o nosso passado constitui uma fonte inesgotável quando somos chamados pela primeira vez a partilhá-lo com o recém-chegado em luta consigo mesmo. Quando ouvimos alguém partilhar connosco o seu Quinto Passo, podemos dar um conforto especial que mais ninguém consegue - a nossa própria experiência. Fizemos as mesmas coisas. Tivemos os mesmos sentimentos de vergonha e de remorso. Sofremos como só um adicto pode sofrer. Podemos identificar-nos - e eles também. O nosso passado é valioso - ele, de facto, não tem preço - pois podemos utilizá-lo para ajudar o adicto que ainda sofre. O nosso Poder Superior pode agir através de nós quando partilhamos o nosso passado. É possivelmente por isso que estamos aqui, e torna-se o objectivo mais importante que podemos alcançar.

Só por hoje: Não estou mais arrependido do meu passado pois, com ele, posso partilhar com outros adictos, evitando talvez a dor, ou mesmo a morte, de outra pessoa.
 
 
Força, fé e esperança,
clayton Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário