sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Perguntas e respostas!!!!!!

1) O que é tolerância à drogas?

A tolerância acontece quando o organismo acaba por se acostumar ou fica tolerante à droga, ou seja, a droga faz a cada dia menos efeito. Assim para se obter o que se deseja, é preciso ir aumentando cada vez mais as doses.


Autor: Centro Brasileiro de Drogas Psicotrópicas - CEBRID/UNIFESP
Fonte:http://www.adolec.br/adolecfaq/index.php?action=artikel&cat=2&id=136&artlang=pt-br

2) No que se refere à maconha, a sociedade divide-se entre os que são contra seu uso e os a favor.

Da mesma forma que o vinho tinto, a maconha vem sendo estudada para o tratamento de algumas doenças, como o glaucoma e também, para o alívio de certos sintomas de doenças graves, como as dores espásticas da esclerose múltipla e as náuseas decorrentes da aplicação de quimioterapias. Estas investigações ainda carecem de metodologia rigorosa, da replicação dos estudos e acompanhamento longitudinal. Devemos participar de forma pró-ativa, integrando as equipes de pesquisa ou de forma expectante, acompanhando seus resultados.
Fonte:http://www.ippad.com.br/ippad/site/principal/entrevistas.asp?var_chavereg=16

3) Mito e Fato

Mito: O alcoolista é uma pessoa fraca e irresponsável.

Fato: O alcoolismo é uma doença crônica que compreende os seguintes sintomas: desejo incontrolável de beber, perda de controle (não conseguir parar de beber depois da pessoa ter começado), dependência física (sintomas físicos como sudorese, tremedeira e ansiedade quando a pessoa está sem o álcool) e tolerância (a pessoa com o tempo passa a precisar de doses maiores de álcool). A dependência de álcool não está associada ao caráter do indivíduo e muito dos problemas que ele apresenta são decorrentes da própria doença.

Fonte: National Istitute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)
http://www.niaaa.nih.gov/FAQs/General-English/FAQ2.htm

4) O alcoolismo é hereditário?

A herança genética pode explicar parcialmente a vulnerabilidade de alguns indivíduos à dependência do álcool, já que outros fatores também demonstraram estar relacionados. Entre eles podemos citar: estilo de vida, influência do meio, presença de eventos estressores e capacidade de enfrentamento frente aos problemas ou dificuldades.


Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS) - Neuroscience of Psychoactive Substance Use
and Dependence, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário