quarta-feira, 3 de julho de 2013

Maços de cigarro ´falantes´ podem ajudar a parar de fumar

Maços de cigarro ´falantes´ podem ajudar a parar de fumar                                                                                                

Cientistas escoceses desenvolveram um maço de cigarro que "fala" e passa informações sobre os riscos do fumo à saúde.
Assim que a embalagem é aberta, o maço solta mensagens em áudio alertando para o risco de infertilidade para quem fuma e também divulgando um número de telefone para quem quiser ajuda para deixar de fumar.

Os pesquisadores, da Universidade de Stirling, dizem que os maços falantes mostraram eficiência durante testes com grupos de mulheres entre 16 e 64 anos de idade.

Um estudo ainda maior está para ser conduzido, com testes em maior escala envolvendo homens e mulheres a partir dos 16 anos.
Para Sheila Duffy, da fundação antifumo Ash Scotland, a ideia dos pesquisadores de Stirling seria benéfica para os fumantes.

"Eu avalio como bem-vinda a sugestão para que utilizemos formas criativas para levar mensagens que ajudem as pessoas a se libertar da dependência do cigarro", destaca Duffy.

No entanto, "nós precisamos de pesquisas mais acuradas para avaliar o potencial impacto de qualquer novo tipo de embalagem em pessoas de todas as idades".

Já Alison Cox, da fundação Cancer Research UK, disse que sua entidade financiou a pesquisa da Universidade de Stirling numa tentativa de "ver se ferramentas de marketing (típicas) da indústria do tabaco podem ser utilizadas para ajudar fumantes a deixarem o hábito de fumar (em vez de serem usadas para vender cigarros)".
Autor:
OBID Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário