segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pesquisadores da Campus Party usam tecnologia no combate ao crack

Pesquisadores da Campus Party usam tecnologia no combate ao crack                                                                                                

G1
Professores e alunos da Unicap apresentaram projeto nesta quinta (18).
Games desenvolvidos com linguagem lúdica são voltados para as crianças.

Games que ajudam a conscientizar sobre o problema das drogas de maneira lúdica. Foi assim que professores e alunos do curso de jogos digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) resolveram contribuir para combater um mal que atinge milhões de pessoas. Para contar a experiência do trabalho, os professores Breno de Carvalho e Yellow, juntamente com o ex-aluno da graduação Lucar Alencar, ministraram a palestra "Jogos contra o crack", na noite desta quinta-feira (18), no palco Stadium da Campus Party Recife.

"Em 2010, a Unicap recebeu um pedido da Secretaria de Direitos Humanos sobre um estudo científico sobre o crack. A universidade viu que, além desse estudo, o curso de jogos digitais poderia fazer games sobre o tema com uma linguagem lúdica, para as crianças", explicou Breno de Carvalho, coordenador da graduação.

Três docentes e quatro universitários participaram da concepção e criação dos games, desde a pesquisa até o webdesign e a arte. Após oito meses de trabalho, o grupo desenvolveu "As Aventuras de Biu Biu" e "Desafios da Vida", ambos disponíveis no site da Unicap.

"Criamos com o propósito de atingir jovens de comunidades carentes. Em vez de estarem sem ter o que fazer e, com isso, entrarem no mundo do crime, eles poderiam estar numa lanhouse, jogando esses games", comentou Yellow.

A forma de trazer o assunto drogas e, mais especificamente, o crack, para dentro dos games foi bastante discutida pelos criadores para que não houvesse apologia. "Tivemos a preocupação de não criarmos personagens, para que quem jogasse não acabasse se identificando ou até criando estereótipos", disse Lucas, que na época em que desenvolveu o game "Desafios da Vida" estava no segundo período da graduação.

O coordenador Breno acrescentou que pretende implantar os jogos, a partir de setembro, no projeto Criança Esperança de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, e nas Olimpíadas Criança Cidadã.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário