segunda-feira, 25 de março de 2013

Qual o perigo de fumar?

1)Qual o perigo de fumar?

Que fumar faz mal para a saúde quase todos sabem, mas é bom às vezes, ficar ciente de alguns dados mais concretos, para darmo-nos conta do quão perigoso é o cigarro. A cada ano, mais ou menos 200 mil pessoas morrem em conseqüência de alguma complicação decorrente da dependência do cigarro. Junto a este dado, une-se aquele que diz que, por dia, sete pessoas morrem por serem fumantes passivos. Algumas iniciativas já estão sendo tomadas para minimizar este mal, como as leis que proíbem o consumo de cigarros em locais fechados. Iniciativa esta que está surtindo resultados.

Para aqueles que ainda são descrentes do poder destrutivo do cigarro, uma estatística organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) informou que 90% dos pacientes diagnosticados com câncer no pulmão são fumantes. E que R$ 373 mil são gastos pela secretaria de saúde com o tratamento de cada paciente de câncer de pulmão. É preciso dar-se conta que fumar não é apenas uma atitude individual, mas social. A fumaça espalha-se, sendo inalada por outras pessoas, e causando-lhes tanto ou até mais dano que ao próprio fumante. Os cofres públicos gastam fortunas em tratamento de pacientes doentes em conseqüência do fumo, investimento que poderia ser redirecionado a outras causas. Espera-se não só melhorar a qualidade de vida do indivíduo fumante, mas de toda uma sociedade.
Fonte: Site Parar de Fumar

2)O crack é uma droga mais forte que as outras?

È. As pessoas que o experimentam sentem uma compulsão (desejo incontrolável) de usá- lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. Como o crack é uma das drogas de mais altos poderes viciante, a pessoa, só de experimentar, pode tornar- se um dependente químico. Ele não é, porém, uma das primeiras drogas que alguém experimenta, de modo geral, seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a ultilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, visto que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína.
Fonte: Site antidrogras.com
 
3)Por que tratar a dependência ?

O indivíduo dependente, acaba por sofrer problemas em praticamente todas as esferas de sua vida, afasta-se dos amigos e da família, sofre os problemas decorrentes do uso da droga. Pode ter problemas legais (por exemplo: prisão por roubo ou por porte de drogas), não consegue manter seu emprego.

Além disso, é comprovado em alguns estudos que indivíduos dependentes que procuram tratamento têm ao longo do tempo menos complicações do que aqueles que não procuram. Essas são razões suficientemente fortes para que se justifique o tratamento de dependentes de drogas (geral).
Fonte: Site antidrogras.com
 
4)Qual o papel da informação no trabalho de prevenção de droga?

A informação é apenas um aspecto da prevenção, não precisamos fazer um curso de farmacologia para entendermos profundamente os efeitos da droga no sistema nervoso e realizarmos prevenção. Um exemplo é o cigarro, mais do que a mídia informa, os pesquisadores descobrem e constatam, nada disso serve para prevenir. Hoje mais do que nunca, depois do movimento dos não-fumantes e da proibição para os fumantes, os jovens instigados pela transgressão voltaram ao cigarro pra valer, de 1991 para cá vemos aumentar o número de jovens fumantes.
Fonte: Site antidrogras.com
 
 
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário