domingo, 27 de janeiro de 2013

Domingo com Padre Otair...


Prezados ,

Todos os domingos teremos a presença ilustre de um dos mais conceituados nomes no tratamento da dependência química, nosso querido Padre Otair Cardoso.
Hoje ele nos convida a refletir sobre expectativas, boa leitura a todos.






SOBRE EXPECTATIVAS...

 

“ Num olhar penetrante entre um ser e outro,

se efetiva um verdadeiro encontro;

brota a expectativa da correspondência  e

a criação genial da imaginação ou fantasia.”

 

Há quem diga que na atuação relacional entre os homens não se devem nutrir expectativas, sejam nas promessas feitas, nas mudanças repentinas e até mesmo numa paixão a ser conquistada. Pensar assim seria apenas lidar com o que temos de real e concreto, sem permitir que as asas da imaginação ou fantasia alce vôos ”descomprometidos” com a realidade e flutue pelos campos da possibilidade.

O certo é que os homens nutrem expectativas, mesmo que elas nos tragam dissabores e frustrações. No entanto, observamos que embora sejamos cientes de nossas expectativas em relação a alguém, nos esquecemos de que a outra parte envolvida também alimenta expectativas a nosso respeito. Será que estamos dispostos a corresponder com o que esperam de nós ou queremos apenas que nossos anseios sejam satisfeitos? As pessoas das quais esperamos algo tem conhecimento do que esperamos delas? Ter a falsa ilusão de que o outro tem por obrigação saber do que precisamos para “sermos felizes” é no mínimo um modo inadequado de ver a vida.

No embate das relações humanas é preciso ressaltar que a via de nossas necessidades, desejos e expectativas não é uma via de mão única, requer reciprocidade.

 

                                                                           Pe Otair Cardoso -

                                                                     pe_otacard@hotmail.com                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário