sábado, 26 de janeiro de 2013

Leiam com atenção!!!!

Sent: Wednesday, September 29, 2004 7:17 PM
Subject: [AABR ] Caí de novo - compartilhando sentimentos

Oi Ê..., quem lhe fala é ......, um alcoólatra em recuperação, recuperação
essa que está se dando em Alcoólicos Anônimos. Talvez eu esteja errado, mas penso que
o programa de A.A. não contém recaídas.

Se alguma pessoa esteve ou está em A.A. e volta a beber, é porque ainda não
começou a fazer o programa de A.A., ainda não ingressou em A.A., ainda não entendeu
o significado do programa de A.A., ainda pensa que Alcoólicos Anônimos é para
parar de beber, ainda não percebeu que parar de beber, é consequência de
algumas atitudes que tomamos em nossas vidas, que vão de encontro à forma de
pensar egoisticamente, forma tão característica de quem sofre da doença do
alcoolismo e ainda não percebeu como age essa doença.

Em suma, quem sofre uma recaída, não sofreu uma recaída. Como pode alguém
recair se não iniciou nada ainda? Como pode alguém recair se nem sabe onde está
ainda?

Como pode alguém recair após fazer o programa de A.A.? O programa de A.A. é
perfeito e o programa de A.A. não é feito de apenas assistir reuniões, fazer
abordagens, ir a encontros de A.A., trabalhar em A.A., isso é apenas parte do programa.

Quando fazemos o 4º passo (um passo que faz parte do programa dos doze
passos de A.A., portanto, faz parte do programa de A.A. e se alguém não o fez
ainda, pode-se dizer que não fez o programa de A.A. e se não fez o programa de
A.A., não recaiu, certo?), descobre-se que houve em alguma parte da sua vida, algum
momento da sua vida, que houve um “desordenamento" dos instintos naturais
que nos foram dados por Deus, em algum lugar da sua vida, houve essa ruptura
da ordem natural e normal e se não for descoberto isso, em qual parte, como
isso se procedeu, de nada adiantará ficar fugindo das garrafas, ficar batendo os
dedos na madeira, fazendo figas, fazendo juras de nunca mais beber, não
andar com quem bebe, enfim, o que eu quero dizer, é que, quando se tem um problema
de alcoolismo, não tem que ficar se preocupando com o primeiro gole, com a
cachaça, com a saliva que enche a boca de vontade, porque quando isso dá, é porque o processo já se instalou o
processo já está em franca ebulição.

Quer dizer que não devo me preocupar com o primeiro gole? Não é isso que
quero e tampouco quis dizer, mas quero dizer que tenho que me preocupar é com as
coisas que possam me levar ao primeiro gole e essas coisas, essa forma de
ser, essa forma de escravizar-me perante algum instinto deturpado, é que poderá
me levar ao primeiro gole.
Então, eu tenho que "cercar o meu problema", tenho que ser mais
esperto que o álcool. Não é ser esperto, talvez haja uma palavra mais
inteligente para definir esse pensamento, tenho que ser mais cuidadoso,
diligente, ter mais boa vontade, entregar-me mais a uma força que eu exito
em ser obediente, tenho que depender de uma força maior, tenho que aceitar o
meu estado, tenho que trabalhar muito em mim.

Paradoxalmente, essa forma de ser, passa a ser uma forma agradável de ser,
passa a ser uma coisa natural, normal, e quando isso acontece, onde está o
primeiro gole? O que é o primeiro gole? Quem viu o primeiro gole?

Irmão, você não recaiu, porque você não entrou ainda, desculpe-me falar
assim, mas falo porque tenho amor por você quero o seu sucesso.

Pode ser Ê..., que eu esteja falando um monte de bobagens para você, mas
essas bobagens têm me acompanhado há 23 anos e eu apenas entrei em uma sala de
A.A. para dar um telefonema e tomar um cafezinho. Naquele dia, descobri que não
havia telefone em nosso grupo e o meu amigo Luiz (conhecido como Zinho)
havia esquecido a chave do armário e não encontrou a chave do armário do grupo,
consequentemente, não havia café, rsssssss.

Estou até hoje em A.A. e gostaria de saber quem inventou o primeiro gole,
mas sei quem inventou um monte de coisas que não estão inseridas nos passos e
tradições, que podem me levar ao primeiro gole.

Abração.
E.....
Fonte: AABR/arquivo
Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário