quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

UM TEXTO DO LIVRO VIEMOS A ACREDITAR


Livro: Viemos a  acreditar



6.4 A SEMENTE DE
DEUS

Ninguém poderia ser mais feliz do que eu, nos meus primeiros dias em
A.A. Antes disso, meus temores haviam se convertido em pesadelos. Se dormisse,
seria um sono torturado, inquieto, e acordaria com meus próprios gritos. Mas
freqüentemente, não conseguia absolutamente dormir.

Assim, quando pude mais uma vez despertar pela manhã com os olhos
brilhantes, sentia-me como um jovem. Agora podia rir novamente e cheguei ao
ponto de isso me contentar mais do que o álcool. Cada dia de sobriedade era um
testemunho do meu esforço para me tornar um ser humano.

A.A. era exatamente o que me servia - mas não o lado espiritual do
programa. Já havia me fartado de treinamento religioso forçado. Suspeitava das
discussões sobre esse assunto. Uma parte de uma citação bíblica, "impondo
a iniqüidade dos pais sobre os descendentes de terceira e quarta geração",
limitava-me com o medo da ira de Deus.

Mas meu crescimento espiritual fortaleceu-me a partir das experiências
dos outros. Foi-me explicado que eu podia escolher livremente um Deus que
conseguisse entender. Inicialmente, pensei que estivesse cometendo um pecado ao
tentar modificar Deus, mas logo percebi que Deus é constante e que as únicas
mudanças que precisavam ser realizadas estavam na minha mente doente. Aprendi
que, se você ler a citação bíblica toda, Deus prometeu "mostrar
misericórdia por aqueles que O amarem e obedecerem Seus mandamentos".

A decisão de me incluir entre os condenados ou juntar-me ao grupo que
desfrutava da misericórdia e da compaixão era minha. Naquela época, não possuía
os requisitos para a recuperação. Ao invés da rendição completa, estabeleci
regras forçadas para mim mesmo. Falhei em pedir ajuda e orientação a Deus e, ao
invés disso, tentei seguir essas regras auto-impostas. Mas quando fracassei,
pedi perdão a Deus e prometi me esforçar mais. Meu padrinho em A.A. me avisou
que, para conseguirmos a ajuda do Poder Superior, temos que pedi-la nós mesmos
- com humildade e sinceridade. Nenhuma outra pessoa, ainda que seja boa e
sábia, pode plantar a semente de Deus em nós. Só Deus pode fazê-lo. Meu
problema era encontrar essa semente germinada entre as ervas daninhas de minha
mente. É ou não é verdade que existe algo de bom em cada um de nós?

Para mim, as criações de Deus são obras perfeitas. Até mesmo eu
sou um milagre, desenvolvido a partir de uma minúscula semente que escondia em
si todas as minhas qualidades futuras e até mesmo aquelas das gerações que
ainda estão para vir. Um cientista nada mais é que um trabalhador comum,
comparado ao Poder Superior. A ciência baseia seus conhecimentos em hipóteses;
comparativamente à sabedoria de Deus, o homem tocou apenas remotamente a
verdade.

Todavia, posso acreditar nas teorias cientificas afirmando que toda
atividade é movimento eletrônico e, assim, é muito fácil imaginar que somos
governados por uma força eletrônica ainda maior. Deus vive e o Universo gira ao
Seu redor, exatamente como os elétrons giram ao redor do núcleo de um átomo. Não
posso compreender o que existe dentro de um ínfimo elétron, assim como não
consigo visualizar o que existe além do espaço exterior. Não sei como nasce uma
célula, nem para onde irei na Eternidade. Os cientistas afirmam que as células
do organismo são renovadas a cada oito anos. Se isso for verdade, então meu
corpo e eu somos entidades separadas, uma vez que sobrevivi repetidas vezes a
toda essa metamorfose do meu corpo.

Também o mundo está mudando constantemente e não tenho mais medo dessas
mudanças. Quero ser parte dela e dos seus novos desenvolvimentos. Foi-me
demonstrado e hoje creio plenamente, que a fé pode mover montanhas. Houve época
em que encontrei muitos becos sem saída; mas hoje, enquanto tiver fé, meu
caminho estará desimpedido.

Essa trajetória foi um lento progresso para mim. Assim como tantos, nem
sempre me rendo totalmente; deixo que os cuidados e as preocupações do
dia-a-dia distorçam meu raciocínio. Mas assim que retorno ao caminho certo,
percebo que tenho tudo aquilo que preciso.

Não importa quais sejam os problemas que me desafiam, grandes ou
pequenos, eles podem ser sabiamente resolvidos. Ou podem ser resolvidos à minha
maneira. A escolha é minha. Se quiser saber a vontade de Deus, terei que parar
e perguntar: "Que será que Deus quer que eu faça?" Por que é então
tão difícil para mim simplesmente parar, meditar e permitir que Deus me
oriente? A razão é meu ego. Eu sei - embora às vezes esqueça - que,
isoladamente, minhas capacidades são nulas. Não poderia, agora ou nunca, desenvolver
o mais ínfimo elétron.

Quando meus dias eram plenos de medo e eu estava tentando
desesperadamente me agüentar, descobri que podia dar o Terceiro Passo e pisar
sobre terreno firme. Desde então, apelei para esse Passo inúmeras vezes. Na
realidade, experimento uma sensação de liberdade física quando cedo às
exigências da vida. "Abandonar tudo e segui-Lo" significa para mim a
aceitação total, até mesmo daquilo que não quero para mim mesmo - como o
infortúnio, a pobreza, a doença e mesmo a morte. Entrego completamente minha
vida e meu pensamento ao meu Poder Superior. Afinal de contas, quando algum dia
o mundo chegar ao fim, isso acontecerá sem a minha permissão.


Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário