sexta-feira, 1 de março de 2013

Perguntas e respostas frequentes!!Fumar um "baseado"...

1)Qual a origem e os possíveis efeitos da maconha (Haxixe, baseado, fininho, marrom)?

Origem: Substância extraída da planta Canabis sativa.
Possíveis Efeitos: Excitação seguida de relaxamento, euforia, problemas com o tempo e o espaço, falar em demasia e fome intensa. Palidez, taquicardia, olhos avermelhados, pupilas dilatadas e boca seca. Prejuízo da atenção e da memória para fatos recentes; algumas pessoas podem apresentar alucinações, sobretudo visuais. Diminuição dos reflexos, aumentando o risco de acidentes. Em altas doses, pode haver ansiedade intensa; pânico; quadros psicológicos graves (paranóia). O uso contínuo prolongado pode levar a uma síndrome amotivacional (desânimo generalizado).
Fonte:Unifesp - Universidade Federal de São Paulo
 
 
2)Lança Perfume, traz problemas?

Sim! Recentemente uma estudante morreu no Nordeste, na porta de uma boate, depois de, aparentemente, ter inalado um lança-perfume. Dependendo da substância, da concentração, da quantidade de droga consumida e da sensibilidade da pessoa, o risco pode ser mais elevado. Os inalantes passam rapidamente do pulmão para a circulação, o que pode provocar um efeito rápido no cérebro e no coração. Convulsões e paradas cardíacas podem ocorrer. Embora a maior parte das pessoas não sofra maiores problemas quando experimenta "lança", algumas correm risco. E é sempre muito difícil prever o que vai acontecer. Como o "lança" é hoje ilegal no Brasil, fica muito difícil saber que tipo de substância existe em cada frasco.
 
3)que ocorre com os dependentes químicos sem cura?

A droga pode ser a causa direta de sua morte, pela overdose, ou indireta, pelas complicações secundárias, como problemas cardiovasculares, respiratórios, cerebrais (neurológicos), hepáticos, pancreáticos, intestinais, renais, infecções generalizadas, etc.

Os dependentes químicos podem também morrer por acidentes provocados pela alteração do estado de conciência (principalmente acidentes de carro), o que acontece mais com usuários de álcool e maconha. Podem ainda ser assassinados pelos traficantes por causa de dívidas; e se, além de dependentes químicos, são também traficantes, podem morrer por rivalidade entre gangues que disputam um mesmo território de ação, sobretudo quando se trata de cocaína e crack.

Ninguém morre de overdose de maconha, que, entretando pode levar a um tipo de vida quase vegetativo em razão do forte comprometimento da capacidade de trabalho ou das atividades em geral, que ficam reduzidas a comer, "canabizar" e dormir. Essa é a síndrome amotivacional provocada pela maconha.

Em relação ao tabaco, quanto maior for o consumo,maior a probalidade de adquirir um câncer de pulmão. Isso também acontece com a maconha, que é dez vezes mais cancerígena que o tabaco. Fumar cigarros é a maior causa conhecida de morte por câncer.
 
 
4)Fumar um "baseado", de vez em quando, faz mal?

Muita gente, logo depois que fuma um único "baseado", apresenta uma crise de ansiedade muito forte, mal-estar intenso com sensação de morte iminente ou até a imprensão de estar sendo perseguida (sintomas psicóticos). Outras pessoas que começam fumando de vez em quando aumentam a frequencia do uso da substância sem se dar conta, porque sentem falta das sensações que a maconha produz.

Força, fé e esperança,
Clayton Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário